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dc.contributor.authorElizabeth Cavalcante Souza Pereira, Dorcas-
dc.date.accessioned2020-05-20T17:59:22Z-
dc.date.available2020-05-20T17:59:22Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1225-
dc.description.abstractAs inovações tecnológicas e a internet promoveram mudanças em uma velocidade nunca antes experimentada pela humanidade. Essa nova configuração marca a educação, as políticas educacionais, a escola e o trabalho docente. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar concepções e práticas docentes no que tange à inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas. Como ocorre o uso significativo e reflexivo dessas tecnologias na prática docente? Para responder a esse questionamento, o estudo teve como aporte teórico autores como Gama (1986), Freire (1996; 2005), Lévy (1999), Valente (1999), Perrenoud (2000), Bonilla e Pretto (2000), Moran (2000), Kenski (2012). Optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando o estudo de caso, orientado pelo método de pesquisa de Yin (2005). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário, entrevista semiestruturada, observações sistemáticas de aulas dos professores participantes e análise de alguns documentos, como: Proposta Curricular do Estado de Goiás, Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, planejamento de ensino do professor. Para análise dos dados coletados, optamos pela Análise de Conteúdo, método desenvolvido por Bardin (2011). Na utilização desse método, foram consideradas três fases fundamentais, quais sejam: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Participaram da pesquisa quatro professores de Língua Portuguesa de uma escola pública estadual do município de Minaçu, estado de Goiás. A pesquisa mostrou que os professores pesquisados têm ciência de que seus alunos estão imersos em um mundo tecnológico; porém, alguns mostraram inaptidão para aplicar os recursos tecnológicos de forma significativa e reflexiva em sua prática docente. Eles admitiram a necessidade de formação que os levem além das habilidades de manusear os artefatos digitais a promover mudança em suas práticas pedagógicas e proporcionarem aos alunos múltiplas redes de aprendizagem. Concluiu-se que, apesar de o professor reconhecer a presença e a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação no cotidiano dos alunos, ainda existe dificuldade de integrá-las aos processos educativos.pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa. Práticas docentes. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.pt_BR
dc.titleO USO REFLEXIVO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:2020

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