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dc.contributor.authorMartins Rezende, Tiago-
dc.date.accessioned2020-05-20T18:29:36Z-
dc.date.available2020-05-20T18:29:36Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1231-
dc.description.abstractO uso do fogo é um dos maiores desafios de gestão ambiental em várias partes do mundo. Devido à complexidade das causas, da multiplicidade de consequências e diversidade das soluções, requer sinergias entre vários setores da sociedade para o seu enfrentamento. Dentre esses setores, as escolas, são espaços importantes e estratégicos, para a inclusão de conhecimentos, mudanças de atitudes e de conscientização sobre danos ambientais. Nesse contexto, a Educação Ambiental, cria abordagens construtivas e colaborativas, que permitem implementar mecanismos, materiais didáticos e atividades, com amplitude e diversidade, para tratar temas como o manejo do fogo. Os objetivos da pesquisa foram investigar quanto e como os assuntos sobre o manejo do fogo são desenvolvidos, dentro e fora do ambiente escolar, e, propor um jogo didático. Participaram da pesquisa, 196 pessoas, distribuídas em três públicos: 1. Professores; 2. Moradores da zona urbana, rural e de Unidades de Conservação; e, 3. Gestores de áreas protegidas federais, situados em 22 Estados e 76 Unidades de Conservação Federais. A investigação revelou que, dez tipos de uso do fogo, são sistematicamente adotados, no interior e entorno das Unidades de Conservação Federais, muitos desses, causando queimadas e incêndios. Os dados demonstraram que, 93,5% dos professores trabalham as questões ambientais nas escolas. Porém, assuntos relacionados ao fogo, são “esquecidos” nos livros didáticos, com ausência em 80,0% deles. Principalmente, as queimadas e incêndios florestais, são pouco abordados nos espaços educacionais, visto que 45,0% dos professores não trabalham essa temática, consequentemente, 67,8% e 73,5% das pessoas investigadas, ao longo de sua vida escolar (educação básica ao nível superior), não tiveram contato, com as questões ambientais sobre o uso do fogo, respectivamente, e, 48,2% não conhecem nenhum técnica de queima controlada. Os dados demonstraram haver pouco esforço para trabalhar questões ambientais envolvendo o fogo. Como efeito, o cenário brasileiro, a exemplo de 2019, transparece, quão ainda é necessário avançar, dentro e fora das escolas, para ampliar as discussões sobre o uso do fogo, a produção de livros didáticos que contemplem, de forma aprofundada, a temática sobre o manejo do fogo; e, a construção de mecanismos facilitadores para a divulgação do conhecimento sobre o tema. Dessa maneira, considerando a importância da comunidade escolar, para propagar os conhecimentos e saberes, junto a sociedade, foi proposto um jogo didático sobre o tema manejo do fogo, para ser utilizado por professores da educação básica no Brasil. Conteúdos e informações científicas, ações de prevenção e combate, foram inseridos no material didático. Medidas de produção e difusão de conhecimentos sobre o uso do fogo, podem colaborar com as necessárias mudanças de hábitos e atitudes, reduzindo os impactos ambientais provocados pelas queimadas e incêndios florestais no Brasil, contribuindo para as ações globais de combate às mudanças climáticas.pt_BR
dc.subjectEducação ambiental. Manejo do fogo. Material didático.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MANEJO DO FOGO E AS ÁREAS PROTEGIDAS UBERLÂNDIA 2020pt_BR
Aparece nas coleções:2020

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