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dc.contributor.authorCruz, Alexandre Vitor Castro da-
dc.date.accessioned2020-06-15T11:08:08Z-
dc.date.available2020-06-15T11:08:08Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1234-
dc.description.abstractNo Ensino Médio, questões referentes à diversidade sexual e à desigualdade nas relações de gênero (como a homofobia e a violência contra a mulher) são mais que temas eventualmente abordados em projetos escolares. Pesquisas revelam que se trata, antes, de vivências cotidianas de muitos estudantes - parte delas ocorridas no âmbito da própria educação escolar e com consequências diretas para o aprendizado (VIANNA e UNBEHAUM, 2006; PALMA et. al. 2015). Já se passaram duas décadas desde que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentaram o tema transversal Orientação Sexual como sugestão para o Ensino Fundamental, mas a relação da educação básica com a temática, que envolve várias instâncias produtoras de discursos sobre sexualidade, permanece difícil. É neste contexto que se propõe a presente pesquisa, cujo objetivo geral é compreender as relações que se dão, no dia a dia, entre diretrizes educacionais para a abordagem de gênero e diversidade sexual, e as concepções circulantes numa comunidade escolar a respeito da mesma temática. Através do estudo de caso, a pesquisa busca, após apresentar o campo teórico dos estudos de gênero e das teorias queer, contextualizar a inserção da temática em políticas públicas para a educação no Brasil, diferenciando sua abordagem no Ensino Fundamental e no Médio, na da cidade de Patrocínio (MG) e da comunidade escolar onde se dará a pesquisa. A partir da análise do PPP da escola, visa verificar o entendimento que diferentes segmentos da comunidade escolar têm a respeito da abordagem de questões de gênero e diversidade sexual na educação básica e compreender os posicionamentos dos diferentes segmentos consultados. A investigação envolve pesquisa de campo, documental e bibliográfica. A pesquisa de campo é de tipo etnográfico segundo o entendimento de André (1989; 1995), Lüdke e André (1986) e também Abreu-Bernardes et. al. (2013; 2016). Os participantes da pesquisa são um grupo de professores das três séries do Ensino Médio, seus alunos, os adultos por eles responsáveis além de outros funcionários da escola. Antes da discussão à luz do referencial teórico, os dados são triangulados, tendo como vértices a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados obtidos apontam que ainda as discussões de gênero no campo de pesquisa permanecem reafirmando papeis binários e morais de sexualidade, utilizados como forma de poder e dominação, corroborando o apontado por Foucault (1998) e Butler (2008).pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação e diversidadept_BR
dc.subjectGênero e diversidade sexualpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.titleGÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PATROCÍNIO (MG)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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