Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1244
Título: AVALIAÇÃO CLÍNICA DA EFICÁCIA DO DISPOSITIVO ANESTÉSICO “JACAREZINHO” PARA REDUÇÃO DO STRESS E MELHORA DO COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA
Autor(es): BARBOSA, NAYARA BERTOLDO
Oliveira, Maria Angélica Hueb de Menezes
Palavras-chave: anestesia local
hidrocortisona
stress psicológico
odontologia
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: O controle do medo, durante a anestesia local em crianças, consiste em um desafio para o cirurgião-dentista. Um dispositivo para recobrir a seringa e a agulha foi desenvolvido na Universidade de Uberaba (Brasil) no intuito de minimizar o trauma gerado durante a execução desse procedimento. Esse dispositivo foi confeccionado em borracha flexível, com formato lúdico (jacarezinho), para se ajustar e esconder a seringa carpule e a agulha no momento da anestesia. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo clínico a fim de comparar a eficácia do uso do dispositivo “jacarezinho” na redução do stress e melhora do comportamento de crianças durante a anestesia odontológica. Foram selecionadas treze crianças entre 4 e 8 anos e divididas em dois grupos: controle (C) – anestesiadas sem o dispositivo e teste (T) – anestesiadas com o dispositivo. As expressões da criança durante o procedimento foram registradas seguindo a Escala Comportamental de Frankl. Para avaliar o nível de stress, verificou-se a frequência cardíaca (FC) e as taxas de cortisol salivar. As amostras de saliva coletadas foram armazenadas entre 2 e 8ºC até o momento das análises bioquímicas. A concentração de cortisol foi determinada através de um ensaio imunoenzimático realizado por meio do Kit Cortisol Expanded Range EIA. Para verificar a ocorrência de diferenças significativas entre os momentos de avaliação dos níveis de cortisol, os dados foram submetidos ao teste de Wilcoxon. O uso do jacarezinho reduziu os níveis de cortisol e a frequência cardíaca antes e depois do procedimento anestésico. Antes da anestesia, 77% das crianças mostrou redução da FC e 23% dos níveis de cortisol. Depois da anestesia, os níveis de FC diminuíram em 69% das crianças e em 62% os valores do cortisol.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1244
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayara Bertoldo Barbosa - PMD - 3 (1).pdf755,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.