Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1372
Título: ANÁLISE DA FORÇA ADESIVA DE UM FIXADOR PARA PRÓTESE DENTÁRIA MODIFICADO COM NANOMATERIAL ANTIMICROBIANO
Autor(es): CRISTINA ALVIM DA SILVA, GRAZIELE
Palavras-chave: Prótese dentária
Adesivo Protético
Força adesiva
Nanotecnologia;
Data do documento: 23-Dez-2020
Resumo: O acúmulo de biofilme na superfície interna das próteses removíveis é um fator etiológico para o desenvolvimento de problemas locais, tais como a estomatite protética, e sistêmicos. Materiais adesivos são aplicados na base de próteses para melhorar a retenção e, consequentemente a qualidade de vida dos usuários. Frente a isso, o desenvolvimento de produtos e técnicas para induzir a capacidade antimicrobiana destes materiais é necessário. O objetivo deste estudo foi sintetizar o vanadato de prata nanoestruturado decorado com nanopartículas de prata (AgVO3), e avaliar a viabilidade da incorporação em um adesivo para prótese dentária, por meio da análise da força adesiva. O AgVO3 foi sintetizado através de uma reação de precipitação entre o nitrato de prata (AgNO3, Merck 99,8%) e o vanadato de amônio (NH4VO3, Merck 99%), e caracterizado por microscopia eletrônica de varredura por transmissão. Espécimes em resina acrílica termopolimerizável foram confeccionados com formato cilíndrico (Ø 25 x 35 mm) por meio da inclusão em muflas metálicas, e a rugosidade padronizada (3,0 μm ± 0,3) através do rugosímetro Surftest SJ 201P. Após a confecção os espécimes foram divididos em quatro grupos: G1 - Adesivo Ultra Corega Creme, G2 - Adesivo Ultra Corega Creme + 2,5% AgVO3, G3 - Adesivo Ultra Corega Creme + 5% AgVO3 e G4 - Adesivo Ultra Corega Creme + 10% AgVO3. A força adesiva foi mensurada na máquina universal de ensaios mecânicos após 5 minutos, 3 horas, 6 horas e 12 horas da aplicação. A análise estatística foi realizada utilizando o software SPSS versão 22.0. Os dados foram submetidos à Análise de variância de dois fatores e pós teste de Bonferroni. Foi adotado o nível de significância de 5%. Por meio da microscopia foi possível confirmar a presença de nanopartículas de prata (AgNPs) na superfície dos cristais formados. A força adesiva do Ultra Corega Creme se manteve com a incorporação do vanadato de prata (P=0,056). O fator tempo influenciou na força adesiva dos materiais (P<0,001), sendo esta menor após 5 minutos de aplicação, em comparação com os demais tempos. Não foi verificada diferença estatística na interação Concentração do nanomaterial x Tempo (P=0,428). Conclui- se que a incorporação do vanadato de prata nanoestruturado decorado com AgNPs não afeta significativamente a força adesiva do material utilizado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1372
Aparece nas coleções:2020-2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DA FORÇA ADESIVA DE UM FIXADOR PARA PRÓTESE DENTÁRIA MODIFICADO COM NANOMATERIAL ANTIMICR.pdf343,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.