Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1410
Título: INTERFACES ENTRE INVESTIGAÇÃO E COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS: um estudo com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Carvalho Mendes, Viviane
Palavras-chave: Educação Estatística. Investigação Estatística. Competências Estatísticas. Ensino Fundamental.
Data do documento: 6-Out-2020
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica buscou compreender quais competências estatísticas (literacia, raciocínio estatístico e pensamento estatístico) crianças de 6 anos de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental constituem ao realizarem uma Investigação Estatística. Elencou-se como objetivo para essa compreensão investigar o desenvolvimento das competências estatísticas de um grupo de crianças ao participarem de uma Investigação Estatística. Participaram da pesquisa 28 crianças de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Mário Alves Araújo Silva, em Uberlândia/Minas Gerais. Para melhor compreensão sobre a problemática da pesquisa, realizamos uma investigação qualitativa na modalidade participante. Revisamos referencial teórico da Educação Estatística presente em teses de doutorados, dissertações de mestrado, livros que discutem a Educação Estatística, artigos de periódicos e anais de eventos na área de Educação Estatística e Educação Matemática. A produção dos dados foi realizada mediante a observação participante e intervenção da pesquisadora ao propor o conjunto de tarefas, desenvolvidas nos Contextos de Investigação, que foram elaboradas a partir do referencial teórico. Foram abordados os temas: qual o meu animalzinho de estimação; quais os cuidados e maus tratos com o cachorrinho de estimação. Os dados coletados foram analisados por meio do método de triangulação de agentes e instrumentos, concebidos respectivamente como: aluno, pesquisador; registros de notas de campo, de áudio, de vídeo além de diários de bordo. Os resultados analisados apontam que por meio das tarefas do Contexto de Investigação, as crianças apresentaram manifestações iniciais das competências estatísticas. Podemos observar que literacia se faz presente, quando as crianças conseguem ter entendimento sobre algumas terminologias estatísticas e ao lerem informações textuais, gráficos e tabelas. Ao analisarem simultaneamente gráficos, fazerem interpretações baseadas em um conjunto de dados e raciocina sobre eles, há a presença do raciocínio estatístico. Ao pensarem em estratégias de atuação, como por exemplo, quanto a coleta de dados, encontra-se presente nesse movimento o pensamento estatístico. O desenvolvimento dessas competências é muito importante para a formação de cidadãos críticos estatisticamente.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1410
Aparece nas coleções:2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Carvalho Mendes.pdf6,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.