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dc.contributor.authorAraújo da Silva, Lucimar-
dc.date.accessioned2021-02-12T20:15:47Z-
dc.date.available2021-02-12T20:15:47Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1412-
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado profissional foi realizada por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. Tem como objetivo geral construir um produto educacional que ofereça possibilidades de aprendizagem para o ensino de Matemática utilizando o Scratch em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia de Resolução de problemas. O objetivo específico foi realizar um estudo sobre o Ensino de Matemática (Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas); Tecnologias digitais de Comunicação e Informação, Scratch e Metodologia de Resolução de Problemas. Os autores que embasaram os estudos foram Onuchic, Allevato, Noguti e Justulin (2014), Gualdi (2015), Oliveira (2009), D´Ambrósio (1996), Muller e Lorenzato (2016), Papert (1985), Valente (2016) e Resnick (2013) e documentos oficiais orientadores do ensino de Matemática. O Produto Educacional apresenta as características e o funcionamento do Scratch interligado ao ensino de Matemática por meio da metodologia de resolução de problemas, com o olhar voltado para sua aplicação no 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades/problemas recebeu o nome de estação e foi estruturada em Unidade Temática, Objetos de conhecimento, Habilidades e atividades/problema. Ao desenvolver as atividades, o aluno aprenderá pouco a pouco a utilizar a programação por blocos do Scratch. A partir de nossas investigações compreendemos que o Scratch é capaz de contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática. Compreendemos também que as Unidades Temáticas Geometria e Grandezas e Medidas estão presentes significativamente em nosso cotidiano. A Metodologia de Resolução de Problemas traz possibilidades investigativas e enriquecedoras para o ensino e aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática, Ensino Fundamental, Programação, Resolução de Problemas, Scratch.pt_BR
dc.titleO SCRATCH E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:2020

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