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dc.contributor.authorMendonça da Silveira, Laurice-
dc.date.accessioned2021-03-01T18:23:13Z-
dc.date.available2021-03-01T18:23:13Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1420-
dc.description.abstractpesquisa, um estudo de caso único e exploratório bem como a importância da utilização da LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais, para alunos com surdez, na alfabetização. Procurando descrever o processo pedagógico, desenvolvido em uma escola privada, no município de Araguari/MG. Argumenta-se neste texto que entre aquilo que é requerido pelas políticas públicas e a situação concreta da escola, há um vazio, a ser preenchido. O Surdo, filho de ouvintes, tem melhor desempenho na escola, quando os pais, na família, iniciam os filhos em LIBRAS e eles mesmos a utilizam na comunicação no convívio familiar. Além disso, esta pesquisa estuda as condições de que uma escola privada de Araguari dispõe para a realização da educação inclusiva e propõe alternativas. Com enfoque qualitativo, sendo bibliográfica e um estudo de caso, realizada dentro do Programa de Mestrado Profissional em Educação, na linha de pesquisa, Fundamentos da Educação: Planejamento e Gestão, utilizou-se do aporte teórico de Harold E. Lasswell, Stella Z. Theodoulou, Stephen Ball, Jefferson Mainardes, LDB/96, entre outras fontes. Como resultado, verificou-se que a escola privada pesquisada, embora tenha progredido na conquista das estruturas necessárias, para realizar a educação do aluno com surdez, muito há ainda para ser feito. Documentos da escola, relativos ao processo pedagógico, foram examinados, inclusive o PPP- projeto político pedagógico, mas na estrutura atual da escola, o espaço para a educação do aluno com surdez é incipiente. Entre os textos das políticas educacionais, referentes à educação inclusiva e a realidade da escola, há um longo caminho, a ser percorrido. O produto final dessa pesquisa consta de duas partes: um guia de noções básicas de LIBRAS e dois – um glossário contendo as sinais comuns da comunicação diária. Eles serão utilizados na formação complementar dos professores da referida escola, pois ela incluirá em sua agenda a educação dos alunos com surdez.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFamília. Educação Inclusiva. LIBRAS. Política Educacional.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DO SURDO: LIBRAS COMO ELEMENTO FUNDAMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:2018

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