Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça da Silveira, Laurice | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T18:23:13Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T18:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1420 | - |
dc.description.abstract | pesquisa, um estudo de caso único e exploratório bem como a importância da utilização da LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais, para alunos com surdez, na alfabetização. Procurando descrever o processo pedagógico, desenvolvido em uma escola privada, no município de Araguari/MG. Argumenta-se neste texto que entre aquilo que é requerido pelas políticas públicas e a situação concreta da escola, há um vazio, a ser preenchido. O Surdo, filho de ouvintes, tem melhor desempenho na escola, quando os pais, na família, iniciam os filhos em LIBRAS e eles mesmos a utilizam na comunicação no convívio familiar. Além disso, esta pesquisa estuda as condições de que uma escola privada de Araguari dispõe para a realização da educação inclusiva e propõe alternativas. Com enfoque qualitativo, sendo bibliográfica e um estudo de caso, realizada dentro do Programa de Mestrado Profissional em Educação, na linha de pesquisa, Fundamentos da Educação: Planejamento e Gestão, utilizou-se do aporte teórico de Harold E. Lasswell, Stella Z. Theodoulou, Stephen Ball, Jefferson Mainardes, LDB/96, entre outras fontes. Como resultado, verificou-se que a escola privada pesquisada, embora tenha progredido na conquista das estruturas necessárias, para realizar a educação do aluno com surdez, muito há ainda para ser feito. Documentos da escola, relativos ao processo pedagógico, foram examinados, inclusive o PPP- projeto político pedagógico, mas na estrutura atual da escola, o espaço para a educação do aluno com surdez é incipiente. Entre os textos das políticas educacionais, referentes à educação inclusiva e a realidade da escola, há um longo caminho, a ser percorrido. O produto final dessa pesquisa consta de duas partes: um guia de noções básicas de LIBRAS e dois – um glossário contendo as sinais comuns da comunicação diária. Eles serão utilizados na formação complementar dos professores da referida escola, pois ela incluirá em sua agenda a educação dos alunos com surdez. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Família. Educação Inclusiva. LIBRAS. Política Educacional. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO DO SURDO: LIBRAS COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laurice Mendonça da Silveira.pdf | 612,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.