Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1504
Título: A EFETIVIDADE DA ASSOCIAÇÃO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO E CLOREXIDINA COMO MEDICAÇÃO INTRACANAL CONTRA O Enterococcus faecalis: REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): SALATIEL ROSA DE FREITAS, KARLA
NASCIMENTO ANDRADE, MARCELLA
Palavras-chave: Medicação Intracanal
Clorexidina
Hidróxido de Cálcio
Enterococcus faecallis
Data do documento: 10-Jul-2021
Resumo: A efetividade das medicações intracanais juntamente com o aprimoramento das técnicas dos preparos biomecânicos e as substâncias químicas auxiliares na irrigação são temas que são frequentemente colocados em discussão na atualidade, pois desenvolvem um importante papel para alcançar uma taxa de sucesso maior no tratamento endodôntico. O hidróxido de cálcio e a clorexidina são comumente utilizados como medicação intracanal e corroboram para o controle e diminuição da proliferação de bactérias. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade antimicrobiana da associação do hidróxido de cálcio e a clorexidina como medicação intracanal, com maior ênfase no controle da bactéria Enterococcus faecalis que é uma bactéria presente no sistema de canais radiculares, que constitui parte de uma microbiota que determina uma resistência a medicamentos. Foi proposta uma revisão de literatura sobre esse tema que foi desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados como PubMed, Scielo, Google Scholar e Lilacs, a artigos científicos publicados entre 2010 e 2021. Foram utilizados termos em inglês como: “Enterococcus faecalis”, “chlorhexidine”, “calcium hydroxide”, “endodontics”, “dentistry” e “intracanal medication”. Este estudo demonstrou que a associação do hidróxido de cálcio com a clorexidina como medicação intracanal é controversa, em razão de ter se obtido um satisfatório controle da infecção em alguns estudos e em outros não, o que pode estar relacionado às diferentes metodologias desenvolvidas. É necessário mais estudos in vivo para melhor compreensão dessa associação e fundamentação de protocolos viáveis para a sua utilização.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1504
Aparece nas coleções:Odontologia 2021/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01- TCC KARLA E MARCELLA.pdf528,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.