Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1512
Título: O CONTRIBUTO DO JUDÔ NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BIOPISICOSSOCIAL E NA INCLUSÃO ESPORTIVA DO DEFICIENTE VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): Santos, Leandro
Coelho, Marco Tulio
Lemos, Marina
Palavras-chave: Deficiência Visual
Judô
Data do documento: 20-Jun-2021
Resumo: Introdução: A deficiência visual expõe o indivíduo a várias desvantagens, dificultando o processo de desenvolvimento humano, porém a falta ou a diminuição deste sentido não causa inabilidade dos outros sentidos, portanto o Judô pode consolidar uma importante ferramenta na diminuição de algumas defasagens pertinentes a essa parcela da população. Objetivo: Identificar na literatura trabalhos que relacionam o Judô como modalidade esportiva eficaz a pessoas com deficiência visual como proposta de inclusão e através da mesma um manifesto de manutenção ou melhora da aptidão física aos deficientes visuais. Método: As pesquisas foram realizadas nas bases de dados Portal BVS, Google Acadêmico, Periódico CAPES e SCIELO, para o período que se precede até o dia 13 de março de 2021. Foram utilizados os descritores: (i) “Deficiência visual e judô”; (ii) “Deficiente visual e judô”; (iii) “Deficiência visual e lutas”; (iv) “Deficiente visual e lutas”; (v) “Deficiência visual e artes marciais”; (vi) “Deficiente visual e artes marciais”. Dos 75344 artigos identificados, 75341 foram excluídos e 3 foram selecionados, tendo como alguns critérios de seleção, amostras compostas por indivíduos com deficiência visual que sejam praticantes somente da modalidade de Judô; Artigos que contemplem o efeito do judô no aspecto físico, social e psicológico e outros. Resultados: Dos 3 artigos elegíveis, as amostras foram de n= 4, n= 7 e n= 16, tendo como intervenções entrevistas com alunos, questionários com alunos e professores; e aferição da composição corporal e aptidão física, demonstrando em todos os trabalhos um impacto positivo na inclusão do deficiente visual na modalidade de Judô. Conclusão: O Judô é uma modalidade pedagógica desportiva eficiente, a qual pode vir a desempenhar um papel ainda maior na qualidade de vida dessas pessoas, contribuindo de forma a minimizar aspectos que afetam o seu cotidiano.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1512
Aparece nas coleções:TCC - Graduação em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_versaofinalrevisada_Leandro e Marco Tulio.pdf983,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.