Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1514
Título: O MOODLE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA DOCENTE: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Nogueira de Sales Duarte Junior, Dirceu
Palavras-chave: Moodle. Educação Básica. Formação Continuada de Professores. TDICs na Educação. Taxonomia de Bloom Revisada.
Data do documento: 12-Mar-2021
Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional foi realizada por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica da Universidade de Uberaba - UNIUBE, campus Uberlândia. O arcabouço teórico foi constituído por estudos sobre o Moodle com as referências de Dougiamas (2005), Moodle (2021), Almeida (2003), Silva, D. (2011), Silva, R. (2011); Taxonomia de Bloom com os autores Bloom (1979), Bloom et al. (1956), Bloom et al. (1972); e a Taxonomia de Bloom Revisada com os autores Ferraz e Belhot (2010), Santos (2016), Krathwohl (2002), Anderson (1999), Anderson et al. (2001), Driscoll (2000). O objetivo geral da pesquisa foi oferecer possibilidades aos docentes da Educação Básica na construção de um ambiente virtual de aprendizagem - AVA. Esse ambiente virtual permitirá o gerenciamento da sala de aula e a oferta de conteúdos educacionais em diferentes formatos, por exemplo, utilizando conteúdos educacionais em formatos digitais como vídeos, áudios, atividades em grupo e individuais; e, principalmente, possibilitará a interação entre o docente e o discente e entre os discentes, entre outros. A proposta foi construir um produto educacional, um curso intitulado Conhecendo o Moodle: Caminhos para o Ensino e Aprendizagem, o qual integra o AVA Moodle à Taxonomia de Bloom em sua edição revisada e foi estruturado em seis módulos, com a duração de 80 horas/aula. Ao participar do curso, o discente adquirirá conhecimentos, desenvolverá competências e habilidades as quais lhe darão condições de criar seus próprios ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o Moodle, seus recursos e atividades. A partir de nossas investigações compreendemos que o Moodle é capaz de contribuir para o ensino e aprendizagem de professores da Educação Básica como ferramenta e como meio para criar, acompanhar e monitorar objetivos educacionais de maneira objetiva. Compreendemos também que a Taxonomia de Bloom em sua edição revisada utilizada no planejamento e na construção do curso permitiu a este pesquisador a explorar as potencialidades do AVA Moodle e estruturar os objetivos educacionais do curso. A Taxonomia de Bloom Revisada foi adotada no produto educacional a partir das conclusões observadas na pesquisa e que trouxeram uma forma de oferecer o curso em módulos de modo sequencial e dependentes, ou seja, ofertar a aquisição do domínio do conhecimento antes do desenvolvimento dos domínios de competência e habilidade, respeitando as dimensões do processo do domínio cognitivo. Esperamos, com isso, que o docente da Educação Básica possa utilizar e produzir conteúdos digitais para a Educação e comunicar, colaborar por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs e promover a cidadania digital a docentes e discentes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1514
Aparece nas coleções:2021

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dirceu Nogueira de Sales Duarte Junior - PMD - 2 (1).pdf TEXTO FINAL (3).pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.