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dc.contributor.authorSoares Rocha, Mônica-
dc.date.accessioned2021-08-18T18:57:01Z-
dc.date.available2021-08-18T18:57:01Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1516-
dc.description.abstractO presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para Educação Básica – UNIUBE, com abordagem qualitativa de natureza bibliográfico-documental, consultada em material impresso e digital, textos e literaturas disponíveis de estudos anteriores. Apresenta em seu desenvolvimento o estudo de contextos que permeiam a formação do indivíduo em fase de adolescência e juventude, contribuindo para o “pensar” da trajetória de vida. Diante da conclusão da Educação Básica, os jovens já devem ter em mãos um planejamento de seus projetos de acessos dentro da sociedade, dentre eles, formação continuada e seus projetos individuais. Para tanto, uma formação qualificada nesta etapa, com suporte e direcionamento, pode contribuir para escolhas certas, possibilitando uma travessia de êxito. Nosso sujeito de estudo, o jovem, deve ser amparado neste momento com informações intelectuais e de autoconhecimento para que suas decisões e escolhas tenham coerência com sua história e possam atender a anseios e ofertas da construção individual e coletiva, dos eventos sociais em suas constantes mudanças. O nosso objeto está pautado na LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 22, Lei nº 9.394/96), que referencia a preparação para o trabalho e para ações de cidadania como uma das finalidades da Educação Básica e também responsabilidade da escola; e em autores como Fagiani (2014, 2016, 2019); Alarcão (2001); Delors (1999); Freire (2007); Marx (2004); Tardif (2005, 2008); Saviani (1984, 1991, 2003, 2007, 2012, 2019), Vigotsky (1977, 1996), entre outros. Consequentemente, esse momento de escolhas e decisões de trajetórias coincide com a fase em que os jovens se encontram em processo de conclusão da Educação Básica. Neste estudo, propomos perspectivas de uma formação que garanta ao jovem a possibilidade de se realizar enquanto indivíduo em seu trabalho, além de sonhar e construir novos mundos possíveis para o coletivo, com conhecimentos prévios. Compreendemos, dentro dos contextos apresentados nesta pesquisa, que os jovens constituem pautas de diálogos nos espaços escolares. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior organização das escolas e da disponibilidade de seus recursos humanos em promover momentos de diálogos entre os atores desse cenário. Nosso produto, resultado deste estudo, viabiliza a proposta dessa formação dentro da escola, com a participação de um profissional eleito educador da ação, integrante da gestão escolar, que apresente habilidades para o evento proposto.pt_BR
dc.subjectEducação Básica. Ensino Médio. Formação de Jovens. Projetos de vida. Trabalho.pt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DO JOVEM DO ENSINO MÉDIO PARA A VIDA E O TRABALHOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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