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Título: USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS INTEGRADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Divulgando o uso racional de antimicrobianos
Autor(es): SILVA, MARIANE DEMETERCO DA
PEREIRA, TATIANA APARECIDA
Palavras-chave: Antibioticoterapia
Ciências da Saúde
Educação em saúde
Campanha educativa
Data do documento: 2021
Resumo: Compartilhando o uso racional de antibióticos é o título da I Campanha sobre o uso racional de antimicrobianos. A mesma tem como finalidade a construção de um questionário com o objetivo de conhecer a utilização,aquisição e adesão ao tratamento de antimicrobianos pela população. As perguntas foram elaboradas, de forma contextualizada, levando pequenas informações sobre o assunto em forma de perguntas, como por exemplo as interações fármaco-fármaco e fármaco-nutrientes, a obrigatoriedade da receita durante a dispensação, a importância do farmacêutico na dispensação segurança e eficácia do tratamento, além de evitar a automedicação. Obteve-se 208 respostas, de 10 estados brasileiros, e de mais de 60 municípios diferentes. As respostas do questionário mostrou-se compatíveis com o perfil de automedicação no Brasil, 62,9% responderam automedicar-se ás vezes, 5,9% automedicam-se sempre e 31,2 % responderam não automedicam-se.;94,7% responderam ter conhecimento da obrigatoriedade do receituário médico para obter ou comprar antibióticos; Sobre o descarte dos medicamentos que sobram ou vencem 42,7% descartam em lixo comum, 10,7% descartam em esgoto doméstico, nas pias e vasos sanitários e 46,6% são descartados em postos de coleta credenciados. Relativamente à adesão terapêutica e o interrompimento do tratamento farmacológico quando o sintomas melhoram, obteve-se uma resposta satisfatória, 82,8% responderam não interromper.Em relação as orientações farmacêuticas durante a dispensação, como o tempo de tratamento, posologia ou frequência, 44,7% responderam receber orientações, 20,7% às vezes e 34,6 % não receberam nenhuma orientação. Afim de levar esclarecimentos à população, a utilização do Instagram para a divulgação, através de Reels e enquetes torna-se uma forma democrática de educação em saúde para os acadêmicos de farmácia e a comunidade externa à instituição, que usam intensamente as tecnologias, principalmente a internet. Para a execução de toda atividade, seguimos uma ficha de planejamento, essa metodologia confere uma maior eficiência na execução das atividades propostas, pois é uma forma de padronização de produção a ser seguida pelas próximas campanhas do projeto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1554
Aparece nas coleções:2021 01

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