Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1566
Título: CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DE CÁPSULAS DE HEMITARTARATO DE ZOLPIDEM 10 MG MANIPULADAS EM FARMÁCIAS MAGISTRAIS DE UBERABA/MG
Autor(es): SPIRANDELI, LAÍS TEREZINHA
BORTOCAN, RENATO
Palavras-chave: Insônia
Zolpidem
Controle de qualidade
Data do documento: 2020
Resumo: A insônia é, sem dúvida, na atualidade, o distúrbio do sono mais comum, afetando de 10 a 50% da população. Envolve dificuldade de iniciar o sono, permanecer dormindo ou ter um sono restaurador, com consequentes sofrimentos e prejuízos de desempenho. O hemitartarato de zolpidem é um medicamento sedativo-hipnótico não benzodiazepínico, da classe das imidazopiridinas, indicado para o tratamento do transtorno da insônia. Além de se apresentarem em fórmulas oficinais também é possível realizar o tratamento através de medicamento manipulado. A realização do controle de qualidade nas farmácias de manipulação é de suma importância para que a qualidade microbiológica e físico-química dos insumos utilizados e dos produtos acabados seja assegurada, garantindo eficácia, segurança e credibilidade dos medicamentos manipulados e dispensados à população. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo determinar o peso médio, tempo de desintegração e dissolução, e a uniformidade de dose das cápsulas de zolpidem provenientes de duas farmácias da cidade de Uberaba/MG, afim de verificar se as mesmas, estão dentro das especificações exigidas, garantindo qualidade, eficácia e segurança à população. Todas as amostras cumpriram com as especificações, indicando que as mesmas foram produzidas seguindo as boas práticas de fabricação. Conclui-se então que o controle de qualidade é indispensável para o bom funcionamento e segurança nas farmácias de manipulação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1566
Aparece nas coleções:2020 02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍS TEREZINHA SPIRANDELI.pdf825,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.