Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1574
Título: T R A B A L H O E S A Ú D E D O C E N T E : peculiaridades de uma instituição pública de ensino superior do campo tecnológico
Autor(es): Ribeiro, Aline
Palavras-chave: Condições de trabalho.
Trabalho docente.
Expectativas profissionais.
Preservação da saúde docente.
Data do documento: 15-Mar-2015
Resumo: A necessidade empresarial de mão de obra qualificada torna o professor refém das oscilações econômicas, com reflexos na valorização dos cursos de sua área de atuação e na garantia de seu emprego. Nesse processo, o atual cenário capitalista repercute sobre as cobranças aos docentes do campo tecnológico, que, ante os desafios desse contexto, sentem fortemente o desgaste mental ante as exigências. É para esse quadro que converge este estudo, cujo problema de pesquisa se delineia nesta questão: como as condições de trabalho de professores de um curso superior público em tecnologia interferem na saúde deles e quais ações podem ser viabilizadas para melhorá-la e preservá-la? A investigação se vincula à linha de pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino-aprendizagem” e integra o projeto de pesquisa temático denominado “Organização do trabalho docente, subjetividade e saúde de professores universitários no capitalismo flexível”. O objetivo foi compreender os reflexos da prática docente na saúde dos profissionais de uma instituição de ensino público do campo tecnológico em Araxá, MG, tendo em vista a elaboração de ações voltadas à melhoria do ambiente profissional e à preservação da saúde docente. Para tal, abordam-se o trabalho docente, as exigências que se lhe impõem, os fatores desencadeadores de doenças mentais e o reflexo do perfil profissional na percepção das necessidades dos professores. O referencial teórico sobre as relações entre trabalho e saúde advém de autores como Alves (2008; 2009; 2011), Braverman (1987), Codo, Sampaio e Hitomi (1993), Dejours (1992), Harvey (1989), Lazzarato e Negri (2001) e Marx (1985). A investigação é quantitativa e qualitativa. A metodologia incluiu levantamento eletrônico de artigos na base de dados on-line da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de pesquisa empírica com entrevista episódica (FLICK, 2009), que trata das lembranças de professores de uma instituição de ensino tecnológico sobre suas expectativas e condições laborais. O material foi submetido à análise temática de conteúdo, segundo Minayo (2007). Os resultados obtidos mostram como as transformações no mundo do trabalho influenciam as atividades docentes, as políticas de expansão do ensino, os progressos no reconhecimento da necessidade de uma legislação destinada à saúde mental e discutem propostas de ações para melhorar as condições de trabalho docente, considerando a individualidade do professor. Espera-se que este estudo, ao lado de outros, contribua para fortalecer tanto as reflexões sobre formas de realizar as atividades docentes que não prejudiquem a saúde docente, quanto a importância da qualidade de vida, também, no contexto profissional.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1574
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Ribeiro..pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.