Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1602
Título: AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE USO DO ÁCIDO RETINÓICO (TRETINOÍNA) EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DA CIDADE DE SACRAMENTO – MG PARA O TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO FACIAL
Autor(es): OLIVEIRA, BRUNA ABADIA
PEREIRA, TATIANA APARECIDA
Palavras-chave: Envelhecimento facial
Orientação farmacêutica
Ácido retinóico
Data do documento: 2019
Resumo: O envelhecimento é algo natural e gradual, sendo agravado por diversos fatores externos como exposição solar, hábitos alimentares errôneos, estilo de vida negligente entre outros fatores. Na necessidade humana em combater as rugas e linhas de expressão, dentro da estética vem sendo muito discutido o uso de formulações cosméticas para o envelhecimento facial. Neste cenário, a farmácias de manipulação vem ganhando bastante espaço na produção dessas formulações. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a frequência e segurança do uso do ácido retinóico (tretinoína) em uma Farmácia de Manipulação de Sacramento – MG. Inicialmente foi realizada uma pesquisa dos ativos mais prescritos em formulações para o envelhecimento facial através de consulta as receitas médicas que chegaram na Farmácia. Então foi identificada a motivação do uso do ácido retinóico nessas pacientes e avaliado o conhecimento das pacientes em relação aos efeitos adversos causados pelo uso do ácido retinóico. Foi observado que das formulações mais prescritas para o envelhecimento facial o ácido retinóico vem sendo o mais utilizado, ele ajuda a reparar os sinais, além de estimular a produção de colágeno novo. Dos consumidores que realizam o uso dessa formulação 75% foram do sexo feminino que demostram se preocupar mais com esses sinais e 25% foram do sexo masculino. No ato da dispensação os pacientes foram questionados sobre a motivação do uso desse ativo, em relação ao tempo de uso 87% já fazem uso desta formulação e conhecem os efeitos adversos associados, a forma correta de fazer o uso e a forma de armazenamento e apenas 13% iria fazer o uso pela primeira vez, foi observado também, que a maior parte das orientações sobre a formulação foram realizadas pelo farmacêutico (62% das orientações realizadas pelos farmacêuticos e 38% por dermatologistas). Esses resultados evidenciam a importância do conhecimento e atuação do farmacêutico na área cosmética na farmácia de manipulação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1602
Aparece nas coleções:2019 02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA ABADIA OLIVEIRA.pdf773,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.