Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1606
Título: AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CAPTOPRIL EM SUSPENSÃO ADMINISTRADA VIA SONDA NOSOENTERAL EM PACIENTES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MÁRIO PALMÉRIO
Autor(es): FARIA, HELTON VASCONCELOS
BORTOCAN, RENATO
Palavras-chave: Captopril
Estabilidade
Sonda nasoenteral
Data do documento: 2019
Resumo: O captopril é um potente inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), administrado em comprimido por via oral, é indicado no tratamento da hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva. As sondas de alimentação constituem uma via alternativa para a administração de medicamentos em pacientes hospitalizados. A trituração de comprimido de captopril e sua administração via nasoenteral se faz necessário uma vez que não existe no mercado forma farmacêutica em suspensão ou líquida. A avaliação do teor do comprimido desse fármaco após sua pulverização, para verificar sua estabilidade se faz necessário, uma vez que durante esse processo a possibilidade de degradação poderá ocorrer dependo do tempo da pulverização até sua aplicação na sonda. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a estabilidade do comprimido de captopril 25mg de três marcas de laboratórios, dois genéricos e um similar, após sua pulverização, através do teste de doseamento de teor, seguindo o modelo preconizado de administração de medicamentos via sonda nasoenteral no Hospital Universitário Mário Palmério. Materiais e métodos: as análises foram feitas em um espectrofotômetro. Utilizou-se comprimidos de três marcas de captopril 25mg. Foram feitos a pulverização de cada marca em triplicata. Em seguida, fez-se o preparo da suspensão em copos plásticos para cada unidade. Para as análises trabalhou com tempo zero (G1, G2 e S1) e tempo 10` Repouso (G1R, G2R e S1R). Resultado: tanto no tempo zero quando no tempo 10`Repouso a concentração manteve-se dentro do permitido, entre 90% e 110%. Houve uma concentração maior no resultado do tempo 10’R em relação com o tempo zero, consequência provável de uma diluição maior de excipientes consequentemente maior absorção de luz no UV. Conclusão: a partir dos resultados pode-se constatar que o captopril se manteve estável, garantindo uma segurança e eficácia para a administração em leitos hospitalares através de sonda nasoenteral.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1606
Aparece nas coleções:2019 02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELTON VASCONCELOS FARIA.pdf393,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.