Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1614
Título: DESENVOLVIMENTO DE SABONETE DE GLICERINA EM BARRA CONTENDO ARNICA BRASILEIRA PARA A REDUÇÃO DA OLEOSIDADE DA PELE
Autor(es): BRAZ, RENATA RIBEIRO
PEREIRA, TATIANA APARECIDA
Palavras-chave: Sabonete em barra
Oleosidade
Extrato glicólico de Arnica brasileira
Pele
Data do documento: 2019
Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano. É constituída de duas camadas sendo elas a epiderme e a derme e uma camada subcutânea, a hipoderme, que desempenham funções de proteção dos órgãos internos; evita a desidratação excessiva; promove a nutrição e absorção; termo regulação, além de ser uma barreira de proteção contra a invasão de microrganismos. Vários são os fatores que podem interferir na integridade e saúde da pele, por isso, os cosméticos desenvolvidos devem ser compatíveis com cada tipo de pele, buscando conservar ao máximo a integridade da barreira cutânea, proporcionando além da limpeza, a hidratação, a lubrificação, a proteção da pele e a prevenção do envelhecimento precoce. A incorporação de ativos naturais a esses produtos confere maior refinamento à formulação. A Arnica brasileira, usada como antiinflamatório, pertence à espécie Solidago chilensis Meyen. Sabe-se que a Arnica é uma planta medicinal muito utilizada no Brasil em compressas, unguentos, pomadas ou óleos como antiinflamatório para tratamento de contusões e dores reumáticas. Cremes e loções contendo de 5 a 10% de extrato glicólico são usados na estimulação do tecido cutâneo ao promover o aumento da circulação sanguínea, auxiliando na reabsorção de fibrina, reduzindo as irritações cutâneas como acne, furunculose, picadas de insetos e urticária. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um sabonete de glicerina em barra contendo extrato glicólico de arnica brasileira Solidago chilensis meyen, buscando a ação anti-inflamatória, antiacnéica e anti-oleosidade, porém que não agrida a pele, mantendo a sua hidratação. Para o desenvolvimento deste sabonete foram testadas 6 formulações base constituídas de massa-base glicerinada transparente ou branca foram e realizados testes físico-químicos de controle de qualidade como determinação do pH, altura e estabilidade de espuma, teste de rachadura, teste de durabilidade, teste de absorção e resistência à água, índice de acidez e ponto de fusão e análise sensorial, A partir dos resultados foi selecionado trabalhar com a Formulação 2 – Sabonete em barra de Glicerina em base glicerinada transparente, no qual foi incorporado o extrato glicólico de Arnica brasileira e realizado novamente todos os testes de controle de qualidade físico-químicos e análise sensorial. Verificou-se que este sabonete possui pH básico o que pode irritar a pele, índice de acidez alto, que pode provocar a rancidez hidrolítica do produto, diminuindo seu prazo de validade, houve formação de espuma, porém com uma pequena perda da estabilidade de espuma. Mas através do teste de análise sensorial verificouse que o Extrato glicólico de Arnica possui alto potencial em reduzir a oleosidade da pele, porém não houve redução de acne. Ficando determinando que mais testes precisam ser realizados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1614
Aparece nas coleções:2019 02

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA RIBEIRO BRAZ.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.