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Título: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E PARA O APRENDIZADO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Vilela Amaral, Jose Marcio
Palavras-chave: Coordenação motora fina. Ensino e aprendizagem. Educação infantil. Educação Física.
Data do documento: 20-Abr-2021
Resumo: A alfabetização é um processo sociocultural, no qual o indivíduo desenvolve práticas sociais de leitura e de escrita pré-existentes a ele e a escrita é uma tecnologia em constante evolução. O ato de escrever exige a ação de pequenos músculos das mãos que, em uma movimentação conjunta, são capazes de produzir movimentos refinados. A qualidade desses movimentos será capaz de definir a boa ou má escrita. É na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais, que a criança é capaz de evoluir suas habilidades motoras propiciando assim a aquisição de capacidades motoras complexas. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Educação Básica: Fundamentos e Planejamento". O objetivo do presente estudo foi pesquisar a importância do trabalho do professor de Educação Física Escolar para o desenvolvimento da coordenação motora fina e para o aprendizado da escrita de crianças na Educação Básica. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e, para coleta de dados, foi aplicado questionário aos professores de Educação Básica em uma escola estadual e em uma escola municipal da zona urbana do município de Coromandel, Minas Gerais. Os professores selecionados foram regentes de turma e professores de educação física escolar. O método descritivo foi utilizado na análise dos dados, valorizando assim a fala de cada educador, a fim de auxiliar na organização do produto final. O trabalho da Educação Física Escolar nas séries iniciais é de extrema importância, pois proporciona aos alunos, desde cedo, a chance de desenvolver suas habilidades corporais, envolvendo-se com atividades culturais, com jogos e com outras atividades. As aulas da referida disciplina têm a função de estruturar o meio adequado para a criança, oferecendo conhecimentos que resultam numa contribuição exemplar ao desenvolvimento humano, principalmente o desenvolvimento motor, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. A coordenação motora fina é entendida como movimentos refinados que, se desenvolvida adequadamente, é capaz de aprimorar a escrita. Desta forma, o presente estudo evidenciou a forte relevância da Educação Física para o desenvolvimento motor da criança durante os anos iniciais com o intuito de desenvolver a escrita, pois as aulas desta disciplina, exercem um papel fundamental no progresso motor e intelectual dos alunos, por meio de atividades lúdicas e de brincadeiras.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1713
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