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Título: METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Martins Sabião Sousa, Roseline
Palavras-chave: Aprendizagem de Língua Portuguesa. Competências e Habilidades. Educação Básica. Ensino Fundamental. Metodologias Ativas.
Data do documento: 11-Mai-2021
Resumo: Este estudo desenvolveu-se na linha de pesquisa Práticas Docentes para Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação Docente para a Educação Básica – UNIUBE – Universidade de Uberaba, tendo como foco as metodologias ativas para a aprendizagem de Língua Portuguesa, proposta para os anos finais do ensino fundamental. As metodologias ativas de aprendizagem vêm sendo utilizadas cada vez mais em sala de aula com o objetivo de proporcionar aulas mais dinâmicas e otimizar a absorção dos conteúdos ministrados aos alunos. Estas metodologias diferenciam-se dos modelos tradicionais de ensino uma vez que buscam tornar-se o aluno protagonista de seu processo de aprendizagem utilizando abordagens ativas ao longo das aulas. Ponto de extrema importância a ser referenciado neste estudo também, diz respeito às competências e habilidades necessárias ao professor no tratamento com os alunos, isto é, domínio dos conteúdos, da didática e conhecer sobre o contexto em que o aluno está inserido, pode facilitar o preparo das aulas e o alcance dos objetivos pretendidos na formação do sujeito social. Objetivou-se neste estudo, contribuir de maneira significativa para a reflexão sobre o processo ensino e aprendizagem, pois, atualmente na área da Educação, depreende-se discussões referentes aos conhecimentos específicos, pedagógicos e tecnológicos e é exigido da atividade profissional docente exercer um ofício voltado para competências e habilidades, com atitudes, práticas, pedagógicas e inovadoras, por fim, a contribuição e benefício do uso das metodologias ativas na aprendizagem de Língua Portuguesa. Outros aspectos analisados referem-se a sua qualificação profissional, seu envolvimento com atividades relacionadas ao seu trabalho, na formação continuada, com realização de cursos e leituras voltadas para o exercício profissional e a área de conhecimento referente às suas disciplinas, além da participação em eventos acadêmicos e profissionais. A metodologia do desenvolvimento deste estudo seguiu uma abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico na base de dados dos periódicos Capes, leitura de artigos acadêmicos Na base d vi dados Scielo, análise das dissertações dos períodos de 2009-2020 do repositório institucional UNIUBE, sobre os temas que abordam formação de professores, metodologias ativas, a abordagem da sala de aula invertida, a fim de possibilitar uma aprendizagem mais ativa, ensino híbrido, aprendizado baseado em resolução de problemas e interdisciplinaridade, logo, a pesquisa tem característica exploratória e descritiva. Apresentam-se um relato de experiência, centrada no estudo das metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, ressalta-se que a fundamentação teórica dialoga com a teoria de vários autores na área da educação, dentre eles, Demerval Saviani (2009), José Moran (2018), Lilian Bacich (2015), Miguel Arroyo (2000), Paulo Freire (1997), Rubem Alves (2011), entre outros. Portanto, espera-se com este estudo propiciar a ampliação da discussão sobre as metodologias ativas no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental, suas práticas consolidadas e repetidas cotidianamente, por fim o uso de metodologias ativas como estratégias de ensino centradas nos estudantes em um processo de ensino flexível, inovador e participativo.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1715
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