Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1836
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS E IMPLANTES DENTÁRIOS NA REABILITAÇÃO ORAL
Autor(es): COLMANETTI DOS SANTOS, REGIANE MONYQUE
Palavras-chave: Perda dentária
Implantes dentários
Prótese parcial removível
Biomecânica
Função mastigatória
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: A reabilitação de arcadas parcialmente dentadas por meio de próteses parciais removíveis (PPR), sobretudo aquelas com ausência de dentes pilares posteriores, representa um grande desafio biomecânico para o cirurgião-dentista devido às limitações relativas ao duplo suporte, ou seja, dentes e mucosa. A fim de minimizar tais limitações, tem sido proposta a associação de implantes osseointegrados à base da PPR. Diante disso, por meio de uma revisão da literatura, este estudo teve como objetivo analisar os principais aspectos relacionados a associação de implantes osseointegrados e próteses parciais removíveis, na reabilitação de arcos parcialmente desdentados com extensão distal. Foram realizadas pesquisas de artigos nas bases de dados PubMed e Google Scholar, utilizando como meio de busca as palavraschaves “implant-associated removable partial denture”, “implant and partial removable prosthesis”, “implant associated with partial prosthesis”, “removable partial prosthesis in relation to the dental implant”. Foram incluídos trabalhos publicados no período de 2003 a 2020. Os resultados demonstram que os usuários de PPR de extremidade livre queixam-se da falta de estabilidade e retenção, e do desconforto para mastigar. A associação implantes osseointegrados a esses tipos de prótese é capaz de prevenir a perda óssea, reduzir o estresse ao redor dos dentes pilares, melhorar a retenção e consequentemente o conforto e eficiência mastigatória. Estudos demonstram que é mais eficiente essa associação, quando o implante é instalado na região de primeiro molar, pois a prótese apresenta maior estabilidade. As complicações mecânicas associadas aos implantes e as próteses parciais removíveis relatadas são perda de retenção do sistema de fixação, afrouxamento de parafuso, necessidade de realinhamento ou reparo da porção de resina da base da prótese. Entretanto, apesar disso, trata-se de uma alternativa de custo acessível e benéfica para os pacientes, aumentando a satisfação deles. É possível concluir com essa revisão de literatura que as próteses parciais removíveis associadas a implantes representam uma boa alternativa para casos Classe I e II de Kennedy, uma vez que promovem ótima estabilidade, estética e uma melhora da função do sistema estomatognático.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1836
Aparece nas coleções:2021/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS E IMPLANTES DENTÁRIOS NA REABILITAÇÃO ORAL.pdf414,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.