Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1846
Título: O USO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM MUCOSITE ORAL CAUSADAS POR QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA
Autor(es): BASTOS, ISABELLA CRISTINA, THAMIRES OLIVEIRA SILVA
Palavras-chave: Mucosite Oral
Câncer
Laser De Baixa Potência
Radioterapia
Quimioterapia
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: Com o avanço da tecnologia o uso do laser de baixa potência tem se tornado uma opção a mais no tratamento de complicações causadas por quimioterapia e radioterapia, incluindo a mucosite oral (MO), que é uma sequela deste tratamento, a qual afeta a região da cavidade oral e orofaringe. Essa complicação inflamatória é debilitante e dolorosa, promovendo a formação de úlcera e consequentemente dificuldades na alimentação e desconforto na cavidade oral. A laser terapia se tornou então uma escolha para aqueles que são submetidos a esses tratamentos, dentre os seu efeitos estão inclusos; ativação na produção de ATP’S, auxílio na multiplicação de fibras de colágeno, auxílio ao sistema linfático, efeitos anti-inflamatório e analgésico, demostrando assim ser uma técnica atraumática e simples para o tratamento de mucosite de várias origens. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura entre os anos de 2010 a 2021, nas principais bases de dados, como Google scholar, Pubmed, Scielo, Bireme e Mediline, utilizando as palavras chaves abaixo. Podemos concluir que o uso do laser de baixa intensidade é de grande importância para prevenção e tratamento da mucosite oral, há também uma redução na incidência de morbidade nos pacientes em tratamento, além de melhorar a qualidade de vida e apresentar uma redução significativa na gravidade e na frequência da mucosite oral. Além de reduzir o custo do tratamento para pacientes com câncer. Ressalta-se que parâmetros como duração do tratamento, potência, comprimento de onda, densidade de energia e frequência de aplicação afetam diretamente o tratamento da mucosite oral, afetando assim os resultados.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1846
Aparece nas coleções:2021/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM MUCOSITE ORAL CAUSADAS POR QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA.pdf265,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.