Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1859
Título: NEOPLASIAS OROFACIAIS MALIGNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS NO BRASIL E MUNDO
Autor(es): BORGES RODRIGUES, BIANCA , DEBORAH BEATRIZ SARAIVA DE ALMEIDA
Palavras-chave: Adolescente
Adulto jovem
Criança
Neoplasias malignas
Data do documento: 4-Dez-2021
Resumo: O câncer oral em crianças, adolescentes e adultos jovens é um problema de saúde pública devido às altas taxas de incidência no Brasil e no mundo. Com o aumento do número de casos a cada ano, percebe-se a falta de conhecimento sobre a taxa de sobrevida dos pacientes acometidos. Os fatores de risco podem não ser os responsáveis pela alta dos casos nesses indivíduos, o que demonstra a necessidade de um melhor entendimento de sua epidemiologia. Apesar dos estudos existentes, faltam pesquisas em todo o mundo, havendo necessidade de mais estudos internacionais e nacionais sobre o assunto, pois o conhecimento de sua frequência e distribuição pode auxiliar o clínico no diagnóstico precoce. Espera-se que boas práticas de diagnóstico e controle do câncer, sirvam como um catalizador que estimule uma maior reflexão acerca da questão. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura no período de 10 anos, sobre a frequência, distribuição demográfica, características clínicas, tratamento e prognóstico de neoplasias orofaciais malignas em crianças, adolescentes e adultos jovens. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa com dados advindos de artigos publicados, em português e inglês. Concluímos, verificando haver consenso sobre o aumento eminente de casos de câncer oral no Brasil e Mundo, tendo como casos frequentes os Linfomas em crianças e adolescentes e Carcinomas em Adultos Jovens. Ficou evidente e de suma importância a realização de estudos específicos sobre cada faixa etária e suas características clínicas para melhor compreensão e diagnóstico precoce das neoplasias orofaciais na população estudada.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1859
Aparece nas coleções:2021/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEOPLASIAS OROFACIAIS MALIGNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS NO BRASIL E MUNDO.pdf206,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.