Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1869
Título: INFLUÊNCIA DOS LASERS Er;Cr:YSGG E DIODO-980 nm NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA DENTINA RADICULAR BOVINA
Autor(es): ALVES CASTRO DE MENEZES, BRUNA
Palavras-chave: Laser
Cárie radicular
Dentina
Flúor
Data do documento: 2-Jul-2022
Resumo: A cárie dentária ainda é uma das principais doenças que acometem a cavidade bucal, portanto, é extremamente necessário desenvolver métodos alternativos que interfiram ativamente no processo de desmineralização/remineralização, buscando a prevenção do início e/ou a paralisação da progressão das lesões cariosas. Sendo assim, o objetivo deste presente estudo foi avaliar o efeito da irradiação com laser Er,Cr:YSGG e diodo-980 nm, associado ou não a fluoretos, na prevenção da cárie em dentina radicular bovina. Para tanto, foram selecionados 80 incisivos bovinos e seccionados nas seguintes dimensões: 4,25 mm X 4,25 mm e 3,00 mm de espessura. Metade do espécime foi irradiada (≈9,0 mm2 ) e a outra metade não (região controle). Os grupos experimentais foram: G1: irradiação com laser Er,Cr:YSGG; G2: irradiação com laser Er,Cr:YSGG +aplicação de flúor gel; G3: aplicação de flúor gel + irradiação com laser Er,Cr:YSGG; G4: irradiação com laser diodo-980 nm; G5: irradiação com laser diodo-980 nm + aplicação de flúor gel; G6: aplicação de flúor gel + irradiação com laser diodo-980 nm; G7: aplicação de flúor gel (controle positivo); G8: nenhum tratamento (controle negativo). Após o tratamento, os espécimes foram analisados quanto à rugosidade superficial para verificar o padrão de superfície de cada grupo experimental, sendo realizada em microscopia confocal de varredura a laser. A região central foi selecionada para estas análises, incluindo a área de referência e a área experimental. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na rugosidade superficial da área de referência na comparação de todos os grupos (p>0,05) ocorrendo uma padronização inicial da superfície em todos os grupos. O maior valor de rugosidade superficial foi encontrado no grupo controle (sem tratamento) e os grupos Er; Er + FG; Di; Di + FG; FG + Di; FG apresentaram valores de rugosidade superficial maiores quando comparados às suas respectivas áreas de referência. O presente estudo sugere que quando não tratada, a cárie promove maior prejuízo à superfície da dentina, sendo assim, qualquer tratamento resulta em melhores resultados do que o “não tratamento”.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1869
Aparece nas coleções:2022/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUÊNCIA DOS LASERS Er. Cr - YSGG E DIODO - 980 nm NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DA DENTINA RADICU.pdf345,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.