Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/187
Título: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA HAZOP COMO PRÁTICA DIÁRIA NA INVESTIGAÇÃO DE PERIGOS E PROMOÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Autor(es): Vieira, Alessandra Soares
Silva, Leandro de Oliveira
Palavras-chave: Gestão de riscos
Ferrovia
Meio ambiente
Data do documento: 20-Jun-2017
Resumo: O sistema de movimentação ferroviária é um dos meios de transportes essenciais à economia, por estar relacionado ao movimento de grandes cargas, volumes e ser gerador de competitividade em longas distâncias. Do ponto de vista ambiental, o sistema ferroviário é um modelo de transporte com menor geração de poluentes atmosféricos, na comparação ao modelo rodoviário, e que na sua concepção e manutenção, tende a oferecer riscos ambientais mais graves devido ao desgaste da infraestrutura e da deterioração de frotas. Por tais características, este artigo tem por objetivo discutir uma forma de gestão de riscos, utilizando a ferramenta HAZOP, que proporcione à identificação e a geração de oportunidades de melhoria aos potenciais perigos envolvidos na infraestrutura ferroviária de um perímetro urbano. Por ser uma técnica confiável, foi possível identificar os potenciais perigos a população e ao meio ambiente, perigos esses, que necessitam de imediata atenção de técnicos especializados, da empresa responsável e dos órgãos governamentais, a fim de evitar futuros transtornos aos envolvidos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/187
Aparece nas coleções:2017/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Soares Vieira.pdf536 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.