Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1881
Título: PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PARA A CÁRIE DE RADIAÇÃO: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Autor(es): MORAIS DORNELAS, LARISSA, ISABELA CRISTINA DE OLIVEIRA
Palavras-chave: câncer de cabeça e pescoço
radioterapia
cárie de radiação
Data do documento: 2-Jul-2022
Resumo: A radioterapia é um dos tratamentos comumente realizados em pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais efeitos adverso/colaterais desse tratamento é a cárie de radiação. Os principais agentes causadores da cárie de radiação são as alterações qualitativas e a diminuição drástica da saliva na cavidade oral, o que torna o meio bucal mais ácido e os dentes mais susceptíveis a descalcificação. Essas modificações são uma consequência diretas e permanentes das radiações ionizantes emitidas na hora do tratamento radioterápico nas glândulas salivares. Desta forma, o objetivo do presente artigo foi apresentar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, os principais protocolos de tratamento para a cárie de radiação, levando em consideração as opções de tratamento preventivas e curativas. Sendo assim, para realização deste levantamento sobre a cárie de radiação, foi realizada uma busca de artigos científicos publicado nos últimos trinta anos, sem restrições de idiomas, e indexados nos seguintes sites de pesquisa: PUBMED, Scientific Electronic Library (SciELO) e Google Acadêmico utilizando como palavras-chave: “cárie de radiação”, “tratamento”, “prevenção”. Dentre todos os artigos encontrados pela estratégia de busca descrita acima, apenas 20 preencheram os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que os principais meios de prevenção foram a avaliação prévia com o cirurgião dentista, a fim de orientar o paciente sobre a higienização bucal e dieta, e a realização periódica de tratamento odontológico preventivo. Os principais meios de tratamento indicados são as restaurações com cimento de ionômero de vidro e/ou resina composta e o tratamento endodôntico. A exodontia foi citada como tratamento apenas em casos de extrema necessidade, devido ao risco aumentado de osteorradionecrose.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1881
Aparece nas coleções:2022/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PARA A CÁRIE DE RADIAÇÃO - REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA.pdf435,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.