Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1908
Título: Núcleo Piloto de um Novo Bairro Utilizando os Preceitos da Paisagem Urbana
Autor(es): RESENDE, Lucca Henrique Dias
EGHRARI, Susan
Palavras-chave: Paisagem Urbana, dinamização, Equipamentos Públicos, Programas de Habitação Social (HIS), infraestrutura urbana.
Data do documento: Dez-2021
Editor: -
Citação: -
Série/Relatório no.: -;-
Resumo: O presente trabalho traz um projeto nomeado Novo Núcleo Piloto Utilizando os Preceitos da Paisagem Urbana, com o objetivo de desenvolver melhorias na Paisagem Urbana, dinamizar e destacar a importância dos usos dessa paisagem, assim como a relação do pedestre com o meio almejando melhor mobilidade da região analisada do projeto até à área central da cidade de Uberaba – MG. A escolha da área localizada na parte oeste da cidade, às margens da BR-262, se dá devido aos problemas existentes causados pela implantação de Equipamentos Públicos nessas áreas periféricas, as quais são também destinadas aos Programas de Habitação Social (HIS) do Governo Federal. Este trabalho se sustenta teoricamente nos autores Gordon Cullen, Jan Gehl, Jane Jacobs e Kevin Lynch, os quais acordam que o modo como os espaços são difundidos e suas organizações provocam impactos emocionais sobre seus usuários em diferentes escalas, sejam de uma via, bairro ou até mesmo uma cidade. Desta forma, espera-se que o projeto revele sensações interpretadas pelo próprio autor, evidenciando a imageabilidade e legibilidade, a visão serial, e as questões dos usos. O resultado deste trabalho pode trazer soluções para problemas ambientais e sociais promovendo a aplicação da infraestrutura urbana de qualidade, a dinamização do uso do solo integrado ao entorno e ao tecido urbano, e agregação aos elementos naturais pré-existentes culminando com a integração da população do entorno ao utilizar o Novo Núcleo piloto.
Descrição: -
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1908
ISSN: -
Aparece nas coleções:2021



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.