Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1992
Título: A música no tratamento de Transtorno de Ansiedade em adolescentes: Uma revisão integrativa da literatura cientifica.
Autor(es): RIBEIRO, Ana Laura de souza
MELO, Vitória Matos de
Palavras-chave: Adolescência. Música. Terapia e Transtorno de Ansiedade
Data do documento: Jul-2022
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se em uma revisão integrativa sobre o transtorno de ansiedade em adolescentes e os possíveis tratamentos com base na utilização da música. Tendo por objetivo expor as principais características dos transtornos, os benefícios da música como recurso terapêutico, e as possíveis minimizações dos sintomas. Introduzindo brevemente ao conceito de adolescência construído ao longo do tempo até o surgimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), assim como também foi discutido sobre as principais mudanças biopsicossocial desse período do desenvolvimento humano. Nesse sentido, também foi discutido a respeito da música apesar de não se saber ao certo quando e onde especificamente foi criada, mas a indícios que seja mais antiga do que a própria fala, sendo também ressaltado os aspectos neurofisiológicos, cognitivos e afetivos que são afetados pela música. Este estudo aponta alguns dos transtornos mais comuns na adolescência e destaca os índices de diagnósticos. Concluímos que a música tem capacidade de ser uma ferramenta terapêutica eficaz no tratamento.
Descrição: Profa. Ma. Helena Borges Ferreira
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1992
Aparece nas coleções:2022-1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LAURA DE SOUZA RIBEIRO - VITÓRIA MATOS DE MELO.PDF203,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.