Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2022
Título: Modelo de Habitação Sustentável
Autor(es): Polastrini, Helen Borges
Palavras-chave: Sustentabilidade na Habitação
Habitação Coletiva
Habitação Social
Habitação de Interesse Social
Data do documento: Dez-2019
Resumo: A necessidade atual de mudanças no modo de vida urbano é evidente, visto que nunca houve tanto conhecimento sobre os impactos negativos que o crescimento econômico e o consumismo tem afetado, principalmente o meio ambiente e a humanidade. É de grande importância percebermos que há uma necessidade de ampliação das cidades que buscam acompanhar o crescimento populacional contínuo, e isso acarreta vários fatores que geram impactos na biosfera. Um dos principais meios desse impacto é a construção civil, que vai desde o consumo de recursos naturais na produção de materiais para o canteiro de obras, passando por mudanças de solo, na vegetação e até no aumento do gasto de energia elétrica, por exemplo. A construção sustentável tem um grande papel perante a sociedade e o meio ambiente, com o intuito de gerar menos poluentes por meio do uso de três princípios: estratégias bioclimáticas, materiais renováveis e qualidade de vida. Esses fatores são fundamentais para preservar gerações futuras, por isso, é essencial se falar mais do assunto e trazer essa conscientização de que terá falta de recursos naturais e aumento da poluição ambiental, se não nos atentarmos para a realidade. Por mais que muitos tenham ouvido falar sobre sustentabilidade na construção civil, não se tem tanto aprofundamento geral, mesmo que, nos dias atuais se manifeste tanto sobre reutilização de resíduos gerados, como plásticos e papelão, por exemplo. Com base nesses dados o intuito deste trabalho de conclusão de curso é trazer um novo modelo de habitação que possa ser implantação em qualquer área na cidade gerando menos impacto ambiental desde o início da obra, até a entrega final; Gerando menos lixo na construção, trazendo materiais renováveis e sustentáveis, associado a tecnologia e agilidade de obra. A pesquisa foi desenvolvida com o estudo da história da habitação ao longo dos anos, referências projetuais e estudo sobre os moradores em forma de entrevista, para entender melhor como é, na prática, morar em uma habitação, afim de buscar melhorias de acordo com a necessidade dos moradores, tanto positivamente, como negativamente. Levando em consideração esses aspectos, é de grande importância cada vez mais inserir o uso da sustentabilidade na construção civil, e mais ainda, em construções em larga escala, como a habitação social, trazendo a conscientização para toda população, mostrando assim, que todo o estudo realizado visa trazer um novo modelo de habitação que interaja com o espaço urbano, com a cidade em si, relacionando espaços públicos e privados.
Descrição: Projeto arquitetônico de um conjunto habitacional de interesse social cuja premissa básica é o baixo impacto ambiental.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2022
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CADERNO_TFG_HELLEN_POLASTRINI.pdf34,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRANCHAS_TFG_HELLEN_POLASTRINI.pdf23,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.