Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/210
Título: REVISÃO DE LITERATURA: ODONTOGERIATRIA E CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO.
Autor(es): GHAZALE MOSANER TROPPMAIR, GABRIELA
Palavras-chave: Odontologia geriátrica
idoso
envelhecimento
qualidade de vida
saúde.
Data do documento: 1-Jul-2017
Resumo: De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia os profissionais especialistas em odontogeriatria são extremamente escassos no Brasil, ficam em segundo lugar entre as áreas que existem menos profissionais, perdendo apenas para os especialistas em prótese buco-maxilo-facial. O presente trabalho bibliográfico tem como principal objetivo identificar como o idoso tem sido deixado de lado pelos profissionais da odontologia. Mostrando a importância de uma atenção multidisciplinar para os devidos cuidados no atendimento. Foram levadas em conta as principais doenças que atingem o idoso nessa fase da vida e como são suas manifestações orais. Foi ressaltado como o cirurgião-dentista pode influenciar positivamente na qualidade de vida do idoso mostrando uma nova forma de pensar e de agir e quebrando vários tabus em relação ao envelhecimento. O envelhecimento foi tratado aqui de forma multifatorial, mostrando como a alimentação e as atividades diárias são essenciais para uma vida saudável e uma expectativa melhor no futuro. Dentre os enfoques do trabalho também foram relatadas as alterações psicológicas no idoso, pois será nessa época que eles vão se sentir mais debilitados e dependentes, o papel da odontologia é melhorar a qualidade de vida nesses casos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre a saúde oral e o tratamento dado ao idoso nos consultórios odontológicos. A revisão de literatura foi realizada através das bases de dados: Scielo e Google acadêmico; livros que abordam a odontogeriatria, a histologia oral e a fisiologia oral no período de 2.000 a 2013. O presente estudo identificou o efeito do crescimento populacional e a modificação da população ao longo dos anos sobre a saúde oral, demonstrando a carência de profissionais na área de odontogeriatria, viabilizando um tratamento mais humano e completo para a população idosa.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/210
Aparece nas coleções:2017/1

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REVISÃO DE LITERATURA - ODONTOGERIATRIA E CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO..pdf432,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.