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dc.contributor.authorSANTOS, Ana Clara Ferraz-
dc.contributor.authorBLANCO, Gabriela Maria de Castro-
dc.date.accessioned2022-12-21T00:59:27Z-
dc.date.available2022-12-21T00:59:27Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2109-
dc.descriptionOrientadora: Vania Maria de Oliveira Vieirapt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O presente artigo propõe discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por considerar esta temática, além de complexa, relevante não só para a área da educação como também para a formação do psicólogo. O TEA, de acordo com o Manual de Diagnósticos e Estatísticas dos Transtornos Mentais – DSM-5 (2013), é um termo genérico empregado para caracterizar o transtorno autista composto pelo transtorno de Asperger e transtorno global do desenvolvimento. Apresenta características semelhantes relacionadas a prejuízos na comunicação e interação social e padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Objetivo: Compreender, a partir de um estudo sobre o “Estado do conhecimento” o que mostram os autores com relação ao papel do psicólogo na inserção de alunos com TEA em escolasregular. Metodologia: Estudo de caráter bibliográfico, toma como procedimento metodológico o “Estado do Conhecimento”. Para isso, foi realizada uma busca na plataforma Google Acadêmico, a partir dos descritores: “A inclusão de alunos com TEA”; “Psicologia e educação inclusiva”; “Importância do psicólogo na inclusão”; “Inclusão escolar e autismo”; “Psicólogo Escolar na Escolarização”; e “O psicólogo escolar como mediador”. Desta busca foram encontrados 218 artigos e após a leitura de todos os resumos foram selecionadas 10 para compor o corpus dessa pesquisa. Resultados: Com o auxílio do software Iramuteq foram identificados os seguintes resultados: a atuação do psicólogo escolar frente à Educação Inclusiva é benéfica pois auxilia aspectos relativos à evolução do aluno e a mudanças atitudinais dos professores; a forma de atuação do psicólogo na educação inclusiva favorece aprendizagem dos estudantes com TEA, uma vez que contempla o ritmo individual de aprendizagem de cada um deles; o psicólogo deve observar a dinâmica em sala de aula para dialogar com as didáticas dos educadores no sentido de auxiliá-los para uma práxis mais inclusiva e que reflita positivamente na vida social de todos; ainda há necessidade de maior qualificação profissional do psicólogo para atuar no contexto escolar relativo a inclusão de alunos com TEApt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectTEA. Inclusão. Escola regular. Papel do Psicólogo.pt_BR
dc.titlePAPEL DO PSICÓLOGO NA INSERÇÃO DE ALUNOS COM TEA NAESCOLA REGULAR.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
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