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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2122
Título: | Jardim de Infância PHI |
Autor(es): | Oliveira, Júlia de P. L. |
Palavras-chave: | Pedagogia Waldorf Arquitetura Escolar Escola Infantil Arquitetura e Criança |
Data do documento: | Dez-2019 |
Resumo: | Pela geografia do conhecimento estampada que temos no Brasil sabemos que conhecimento é poder. Sua disseminação dá suporte para a mobilidade social e luta por qualidade de vida, sendo assim investir na educação de base é de suma importância para o desenvolvimento do país e para o alcance de uma sociedade mais evoluída, participativa e que se preocupa com o todo. Dessa forma, o objetivo desse estudo é, projetar uma escola infantil por meio da análise da relação entre o ambiente e o comportamento infantil, apontando estratégias e caminhos para alcançar uma educação de qualidade utilizando da arquitetura e da metodologia de ensino. O presente Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, tem como objetivo projetar um espaço arquitetônico na cidade de Uberaba que desenvolva uma proposta de uma escola infantil, destinada a crianças de 0 a 6 anos de idade, com a intenção de proporcionar um ensino diferenciado e de qualidade. Mediante a isso foram feitos estudos e levantamentos de dados junto a prefeitura de Uberaba e foi visto que a cidade possui demanda para a área de educação infantil. Tendo destaque o bairro Paraíso, no qual se constatou por parte da prefeitura uma deficiência de escolas infantis, assim foi feito uma pesquisa para saber o número de crianças que atualmente não são contempladas com o ensino básico infantil, estando essas em filas de espera para creches e pré-escolas. A partir disso, seguindo as Matrizes Curriculares Nacionais , a escola será do Tipo I, conhecido como o modelo mais atual, projetado para atender 200 crianças em período integral e 360 parcial. Baseia-se na metodologia Waldorf, que surgiu na Alemanha, em 1919, com o filósofo austríaco Rudolf Steiner no período pós Guerra Mundial. Devido a essas circunstâncias houve a necessidade de uma educação que fosse adequada as reais necessidades do desenvolvimento humano, para que a nova geração pudesse construir uma nova sociedade a partir dos princípios de fraternidade, igualdade e liberdade. As escolas Waldorf são totalmente livres, pertencendo a uma associação beneficente de professores, pais e comunidades sem fins lucrativos. A pedagogia Waldorf tem como fundamento a essência da pureza da criança, estimula a percepção e é a extensão da residência para escola. Sabe-se que os primeiros anos da vida escolar são responsáveis por formar os alicerces do futuro cidadão e o preparar para ser participativo e consciente na sociedade em que vive. Assim, o processo de ensino e aprendizagem passado nas escolas, seguem princípios básicos de antroposofia, de forma que os alunos se tornem indivíduos capazes de zelarem por sua liberdade, conscientes de suas decisões e ações aprendendo assim a viver em sociedade. A compreensão dos processos motores, cognitivos e sociais, enfatiza a importância da arquitetura como estimulante de ações e experimentações com o espaço, o entendimento quanto ás relações e interações da criança, e de que forma o ambiente á influencia ou contribui com sua formação, é essencial para a elaboração de projetos para ambientes infantis mais eficazes no tocante ao desenvolvimento da criança. Quanto mais estimulada ela for, terá mais probabilidades de se tornar um adulto capacitado, com o máximo de seu potencial explorado, com mais autoestima e facilidade de socialização. Um espaço desenvolvido com técnicas arquitetônicas capazes de influenciar no comportamento e na formação das crianças tendo como foco a metodologia de ensino e o contato com a natureza. A escola será de iniciativa pública contando com o Estado para seu total desenvolvimento, será composta por alunos de todas as classes sociais e funcionará em período integral, tendo também atividades extras no período noturno como: gincanas musicais, apresentações, gincanas esportivas, entre outros. Estimulará a plantação de árvores e jardins, criação de trilhas e restauração de riachos. O projeto contará com a descanalização de um córrego permitindo um melhor conforto térmico na escola. Também terá algumas atividades especiais utilizando a APP (Área de Preservação Permanente), essas seriam: arborismo, trilhas, acampamentos, ciclismo, corridas, escalagem, entre outros. Possuirá 3 salas de aula de cada faixa etária (3 salas de aula de 1 a 2 anos de idade, 3 salas de aula de 2 a 3 anos de idade, e assim sucessivamente). As salas serão inteligentes e versáteis, além de possuir grandes aberturas favorecendo o conforto ambiental; possui poucos materiais fixos permitindo sempre um uso de acordo com a necessidade das pessoas. Tendo em vista todas as análises apresentadas, a propos ta projetual tem como partido a arquitetura antroposófica, baseada na metodologia Waldorf e devido a todas as pesqui sas referentes a questão da influência da natureza na apren dizagem e na formação da criança o partido de implantação surge com a Proporção Áurea / Sequência de Fibonacci. É a partir dessa sequência que pode ser construído o retângulo de ouro e quando desenha-se arcos no interior de cada quadrado dividido dentro do retângulo, tem-se a espiral de Fibonacci. Como o projeto prioriza a natureza, é a partir da es piral de Fibonacci que surge a proposta da implan tação, além de que devido a metologia Waldorf surge o desenho dos blocos da implantação lembrando que essa metodologia frisa a importância do contato da criança com a natureza e com brinquedos e elementos naturais, além de ser flexível e bem distribuída ao longo do lote; levando também em conta todas as análises feitas dos interpéries |
Descrição: | Projeto arquitetônico de uma escola infantil baseando-se nas premissas principais da pedagogia Waldorf, proposta por Rudolf Steiner. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2122 |
Aparece nas coleções: | 2019 |
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