Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuniz, Rogério de Almeida-
dc.date.accessioned2023-01-17T17:23:53Z-
dc.date.available2023-01-17T17:23:53Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2139-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa descritiva qualitativa, que investiga a possibilidade de evidenciar os saberes de professores e seus modelos pedagógicos, tanto na concepção como na prática docente do Ensino Superior. Para tanto, utiliza o referencial teórico dos trabalhos de Maurice Tardif a propósito dos saberes temporais, profissionais, cotidianos, experienciais e práticos, e a teoria de Modelos Organizadores de Pensamento, de Moreno, que concebe esses modelos como uma organização mental própria, realizada a partir de uma seleção de dados abstraídos dos fenômenos, de uma atribuição de significados a esses dados, e de implicações e relações originadas. A pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista semi-estruturada, teve sua amostra composta de vinte e quatro professores dos cursos de licenciatura do Centro Universitário do Triângulo- UNITRI. Os dados foram analisados a partir das concepções dos professores, de seus saberes didático-metodológicos e práticas pedagógicas, e evidenciam que os saberes, desenvolvidos pelos docentes ao longo de seu processo de formação e de seu exercício profissional, revelam a existência de modelos que organizam seus pensamentos pedagógicos e se refletem em suas práticas educativas. Os resultados demonstram os saberes desenvolvidos pelos docentes, e os modelos pedagógicos que construíram ao longo de seu processo de formação e de seu exercício profissional. Sugere também a necessidade de aprofundamento dessa temática, ainda incipiente no processo de formação de professores, a fim de assegurar um desempenho mais consciente de suas atribuições docentes.pt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectModelos organizadorespt_BR
dc.subjectPensamento pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleSABERES DOCENTES E MODELOS PEDAGÓGICOS EM AÇÃO: Um estudo com professores do Ensino Superior da UNITRI-MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 3

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGERIO DE ALMEIDA MUNIZ.pdf475,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.