Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Goulart, Cláudia Augusta | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T17:32:12Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T17:32:12Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2140 | - |
dc.description.abstract | A valorização da formação docente continuada resulta de mudanças na prática educativa influenciadas pela pesquisa e reflexão. Mas que formação têm os professores quando se trata do usar novas tecnologias na educação? São formados para usar computador como facilitador da aprendizagem e como forma de incentivar o respeito às diferenças, o trabalho em conjunto e a superação dos obstáculos do cotidiano escolar e extra-escolar? O que foi e está sendo feito na formação docente continuada para transformar a prática pedagógica e estimular uma nova cultura de aprendizagem permanente? Essas questões motivaram este estudo, que enfocou docentes de Informática Educativa de escolas de ensino fundamental da rede municipal de Uberlândia/MG e Instituições de Ensino Superior (IES) do Sudeste do Brasil cujas matrizes curriculares tocam nessa questão. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa qualitativa incluem entrevista, análise documental e revisão bibliográfica. Os resultados mostram que: boa parte dos professores em formação acadêmica usa computador para auxiliar a elaboração de trabalhos; 25 das 167 IES enfocadas têm cursos que estimulam a discussão sobre o uso educativo da tecnologia, mas que a discussão pedagógica é incipiente; que professores de Informática Educativa de Uberlândia lidam com tecnologia educacional há mais de dez anos graças a laboratórios escolares de informática, a um núcleo tecnológico para acompanhar o trabalho pedagógico e à criação de espaços de formação continuada e em serviço a partir de 2001. Como se viu, consolidar uma cultura de aprendizagem via tecnologia supõe investimento numa política de inclusão digital e a busca docente pela formação continuada. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DE COMPUTADORES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 4 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA AUGUSTA GOULART.pdf | 569,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.