Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Sonia Aparecida Silva-
dc.date.accessioned2023-01-17T17:46:42Z-
dc.date.available2023-01-17T17:46:42Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2144-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar criticamente à luz de teóricos contemporâneos a formação do pedagogo(a). O tema e objeto de estudo desta pesquisa partem dos problemas norteadores da hipótese: a identidade do(a) pedagogo(a) contemporâneo(a) ainda apresenta contradições epistemológicas, pluralidade de conhecimentos, imprecisão e incompreensão na atuação profissional, como revelam a História da Pedagogia e os currículos de formação inicial frente às Diretrizes Curriculares Nacionais/2006 (DCN). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica sobre os fatos e marcos históricos na construção da identidade dos cursos de Pedagogia; pesquisa documental, de campo e leitura de trabalhos acadêmicos e publicações sobre a Pedagogia em Uberlândia; entrevista semi-estruturada e dialogada com 14 pedagogas sendo 5 formadoras de 5 Instituições de Ensino Superior, 4 gestoras de contextos não escolares e 5 docentes ou especialistas de espaços escolares; depoimentos de uma profissional administrativa e de uma docente do primeiro curso de Pedagogia dessa cidade. Os resultados revelam que há articulações, embora ocorram contradições, entre as propostas curriculares dos cursos pesquisados, as DCN, as demandas e os contextos; as pedagogas pesquisadas sugerem que a identidade é construída sociohistórica, política e culturalmente a partir dos conhecimentos da formação inicial somados à formação continuada com foco nas demandas; e como os cursos de Pedagogia se reorganizam ante os desafios curriculares de formação para a profissionalidade docente. A análise teórica e dos dados confirmam a hipótese de que valorizar e reconhecer o(a) profissional de pedagogia requer revisão de propostas de formação inicial articulada epistemologicamente com as demandas atuais.pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAtualidadept_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) CONTEMPORÂNEO(A) EM BUSCA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO: articulações e contradiçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 4

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SONIA APARECIDA SILVA GONÇALVES.pdf547,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.