Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Sonia Aparecida Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T17:46:42Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T17:46:42Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2144 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar criticamente à luz de teóricos contemporâneos a formação do pedagogo(a). O tema e objeto de estudo desta pesquisa partem dos problemas norteadores da hipótese: a identidade do(a) pedagogo(a) contemporâneo(a) ainda apresenta contradições epistemológicas, pluralidade de conhecimentos, imprecisão e incompreensão na atuação profissional, como revelam a História da Pedagogia e os currículos de formação inicial frente às Diretrizes Curriculares Nacionais/2006 (DCN). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica sobre os fatos e marcos históricos na construção da identidade dos cursos de Pedagogia; pesquisa documental, de campo e leitura de trabalhos acadêmicos e publicações sobre a Pedagogia em Uberlândia; entrevista semi-estruturada e dialogada com 14 pedagogas sendo 5 formadoras de 5 Instituições de Ensino Superior, 4 gestoras de contextos não escolares e 5 docentes ou especialistas de espaços escolares; depoimentos de uma profissional administrativa e de uma docente do primeiro curso de Pedagogia dessa cidade. Os resultados revelam que há articulações, embora ocorram contradições, entre as propostas curriculares dos cursos pesquisados, as DCN, as demandas e os contextos; as pedagogas pesquisadas sugerem que a identidade é construída sociohistórica, política e culturalmente a partir dos conhecimentos da formação inicial somados à formação continuada com foco nas demandas; e como os cursos de Pedagogia se reorganizam ante os desafios curriculares de formação para a profissionalidade docente. A análise teórica e dos dados confirmam a hipótese de que valorizar e reconhecer o(a) profissional de pedagogia requer revisão de propostas de formação inicial articulada epistemologicamente com as demandas atuais. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Atualidade | pt_BR |
dc.title | A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A) CONTEMPORÂNEO(A) EM BUSCA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO: articulações e contradições | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 4 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SONIA APARECIDA SILVA GONÇALVES.pdf | 547,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.