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dc.contributor.authorFerreira, Liberace Maria Ramos-
dc.date.accessioned2023-01-18T11:56:58Z-
dc.date.available2023-01-18T11:56:58Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2149-
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos - EJA, prevista e garantida em leis - Constituição Federal/88 e LDB (20/12/96) -, tem tido problemas em sua regulamentação, financiamento e sua implementação tem sido realizada, em grande parte, com trabalho docente voluntário. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o trabalho docente voluntário desenvolvido em um projeto não formal em Uberlândia/MG, na perspectiva dos professores, e no modo como o mesmo repercute entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos. O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação e Sociedade, parte do pressuposto de que para se atingir o verdadeiro objetivo da Educação de Jovens e Adultos, a socialização do saber sistematizado necessita de ações educativas empreendidas por professores habilitados, que consideram a escolarização um instrumento indispensável à construção de uma sociedade democrática. A pesquisa iniciou-se a partir das seguintes indagações: O que é ser professor voluntário na Educação de Jovens e Adultos? O professor voluntário tem compromisso efetivo com a educação? O que traz esse professor para o trabalho com EJA? Como esses professores definem e que sentido dão ao processo de ensino? Há propostas político-pedagógicas? Estas são elaboradas levando em conta a realidade social do educando? A formação do professor interfere no processo ensino-aprendizagem? Qual o viés teórico-metodológico dos projetos não formais da EJA? Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, com revisão bibliográfica, levantamento de documentos e pesquisa empírica numa abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se com o uso de entrevistas semi-estruturadas e anotações do caderno de campo. Envolve os principais atores do processo educativo (professores, coordenador e alunos) dessa modalidade de ensino, em projeto não formal, no município de Uberlândia. Na análise das entrevistas, resultados apontam para reflexões sobre o trabalho docente voluntário desenvolvido nessa ação educativa. Apreendeu-se que o que leva o professor para esse tipo de trabalho é a realização de valores e deveres religiosos que se convertem em capital simbólico e que garantem aos professores o reconhecimento da comunidade pelo seu trabalho como educador e ainda permite a eles cumprirem seus compromissos de filantropia e caridade, assumidos no campo religioso. A ausência de formação inicial e continuada dos professores compromete a oferta e implementação de uma educação de qualidade que seja capaz de inserir esses jovens e adultos na sociedade e mercado de trabalho. O embasamento teórico está fundamentado em autores como em Freire, Soares, Haddad, Di Pierro, Paiva, Ireland, Montaño, Araujo e Dourado, dentre outros.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProjeto de Educação Não Formalpt_BR
dc.subjectTrabalho Docente Voluntáriopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DO TRABALHO DOCENTE VOLUNTÁRIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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