Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2149
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Liberace Maria Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T11:56:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T11:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2149 | - |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos - EJA, prevista e garantida em leis - Constituição Federal/88 e LDB (20/12/96) -, tem tido problemas em sua regulamentação, financiamento e sua implementação tem sido realizada, em grande parte, com trabalho docente voluntário. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o trabalho docente voluntário desenvolvido em um projeto não formal em Uberlândia/MG, na perspectiva dos professores, e no modo como o mesmo repercute entre os alunos da Educação de Jovens e Adultos. O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação e Sociedade, parte do pressuposto de que para se atingir o verdadeiro objetivo da Educação de Jovens e Adultos, a socialização do saber sistematizado necessita de ações educativas empreendidas por professores habilitados, que consideram a escolarização um instrumento indispensável à construção de uma sociedade democrática. A pesquisa iniciou-se a partir das seguintes indagações: O que é ser professor voluntário na Educação de Jovens e Adultos? O professor voluntário tem compromisso efetivo com a educação? O que traz esse professor para o trabalho com EJA? Como esses professores definem e que sentido dão ao processo de ensino? Há propostas político-pedagógicas? Estas são elaboradas levando em conta a realidade social do educando? A formação do professor interfere no processo ensino-aprendizagem? Qual o viés teórico-metodológico dos projetos não formais da EJA? Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, com revisão bibliográfica, levantamento de documentos e pesquisa empírica numa abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se com o uso de entrevistas semi-estruturadas e anotações do caderno de campo. Envolve os principais atores do processo educativo (professores, coordenador e alunos) dessa modalidade de ensino, em projeto não formal, no município de Uberlândia. Na análise das entrevistas, resultados apontam para reflexões sobre o trabalho docente voluntário desenvolvido nessa ação educativa. Apreendeu-se que o que leva o professor para esse tipo de trabalho é a realização de valores e deveres religiosos que se convertem em capital simbólico e que garantem aos professores o reconhecimento da comunidade pelo seu trabalho como educador e ainda permite a eles cumprirem seus compromissos de filantropia e caridade, assumidos no campo religioso. A ausência de formação inicial e continuada dos professores compromete a oferta e implementação de uma educação de qualidade que seja capaz de inserir esses jovens e adultos na sociedade e mercado de trabalho. O embasamento teórico está fundamentado em autores como em Freire, Soares, Haddad, Di Pierro, Paiva, Ireland, Montaño, Araujo e Dourado, dentre outros. | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Educação Não Formal | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente Voluntário | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O DESAFIO DO TRABALHO DOCENTE VOLUNTÁRIO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIBERACE MARIA RAMOS FERREIRA.pdf | 922,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.