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dc.contributor.authorAnjos, Maria Goretti Teresinha dos-
dc.date.accessioned2023-01-18T12:12:41Z-
dc.date.available2023-01-18T12:12:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2150-
dc.description.abstractEste estudo consiste em uma investigação sobre a formação pedagógica de professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Médio. Com o objetivo de recuperar o processo formativo vivenciado por professores licenciados, tendo em vista identificar possíveis lacunas apresentadas, procuramos apreender o significado social e o sentido pessoal da formação pedagógica para o professor licenciado, bem como as necessidades formativas, identificadas por eles. Seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, empreendeu-se um estudo documental associado à história oral, temática e de vida, que se realizou mediante captação de depoimentos livres e dirigidos. Participaram desta ação investigativa doze professores atuantes no Ensino Médio em escolas públicas e particulares, do Município de Patrocínio, cujas formações se deram em instituições públicas e privadas, dentro e fora do Estado de Minas Gerais, compreendendo um período de tempo entre 1970 e 2008. Os resultados apresentados nos mostraram que a maioria dos professores colaboradores teve a escola pública como locus de formação; que a dissociação teoria/prática esteve presente durante os processos formativos iniciais dos docentes colaboradores; que para a maioria destes profissionais “ser professor” se constituiu em uma “obra do acaso” ou uma questão de sobrevivência e não uma opção profissional. Todas essas situações que compõem sua trajetória formativa agregam um significado social, construído através do tempo e dos processos históricos e ganha um sentido pessoal ao passo que é (re)construído pelos sujeitos participantes. Nesse processo, a “estruturação curricular, no formato ‘3+1’”, o “tempo reduzido de formação pedagógica”, a “associação teoria-prática”, a “incompatibilidade entre formação e atuação do formador”, a “utilização adequada dos recursos didáticos”, a “pesquisa aliada à educação” e a “duração geral do curso” se constituíram em aspectos percebidos pelos professores colaboradores como lacunas deixadas pelos processos formativos.pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectNecessidades formativaspt_BR
dc.titleFORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: (re)construção de trajetórias de professores.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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