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dc.contributor.authorAndrade, Rosana Cássia Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-01-18T13:24:23Z-
dc.date.available2023-01-18T13:24:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2156-
dc.description.abstractEmbora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido, pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que as produções científicas apresentadas nos principais eventos da área revelam sobre a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar na educação básica? Assim, buscamos compreender o que essas produções têm revelado, considerando os aspectos legais e as concepções de formação de professores e de prática propostas/discutidas nas últimas décadas. Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise dos dados, realizamos a análise de conteúdo, segundo Bardin. Inicialmente, procedemos a um levantamento no banco de teses/dissertações da Capes de todas as pesquisas sobre estágio supervisionado, no período de 2003 a 2008, das produções apresentadas na Reunião Anual da ANPED e no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), no período acima apresentado. Esse levantamento foi realizado, buscando nas palavras-chave e/ou no título a palavra “estágio”. Diante do grande volume de trabalhos e da necessidade de delimitação, decidimos por analisar as produções apresentadas nos ENDIPES realizados em 2004, 2006 e 2008, considerando que esse é o principal evento em que se trata a temática pesquisada. O estudo fundamentou-se, essencialmente, nos autores: Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2001), Barreiro e Gebran (2006), Marques (2003), Vasquez (2007), Candau e Lelis (1997, 1999), Giroux (1997), Shön. (2000, 1992, 1982), Mazzeu (1988), Tardif (2002), Saviani (2006). Foi possível constatar que os instrumentos legais que atualmente regulam os cursos de formação de professores apresentam propostas de prática ao longo do processo de formação. Assim, o estágio supervisionado não se constitui mais como um momento isolado, mas assume o compromisso de articular teoria e prática, possibilitando a participação direta e efetiva do estagiário no contexto da escola. Nas produções analisadas, constatamos que o estágio supervisionado e a prática de ensino trazem de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, na perspectiva interdisciplinar e de intervenção/transformação, visando favorecer o conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Entretanto não foi possível constatar resultados que dizem respeito ao ensino aprendizagem, ao como o aluno aprende, ao como se dá o relacionamento interpessoal e aos modos de atuação do professor na escola, elementos que caracterizam uma prática reflexiva, segundo Shön. Desafios e possibilidades também puderam ser identificados, como o fortalecimento da relação instituição de ensino superior e as escolas de educação básica.pt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titlePRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: um estudo sobre as produções no período 2003-2008pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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