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dc.contributor.authorValim, Rosangela Alves-
dc.date.accessioned2023-01-18T13:28:16Z-
dc.date.available2023-01-18T13:28:16Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2157-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objeto a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a perspectiva de um revisitar aos documentos das Conferências Internacionais sobre Educação de Adultos (CONFINTEAs), em especial os da V CONFINTEA, e à legislação nacional e local. O estudo foi realizado com o objetivo geral de conhecer e compreender as acepções sobre a EJA que emanam dos documentos da V CONFINTEA, a fim de analisar em que medida as concepções de EJA resultantes das discussões e deliberações desta Conferência norteiam as políticas públicas da EJA e de Formação de seus professores. Para isso, temos como objetivos específicos: primeiramente, estabelecer um paralelo entre a concepção de EJA presente nos documentos das CONFINTEAs e a das políticas públicas nacionais dessa modalidade de ensino; depois, identificar nestes documentos e na legislação nacional vigente as acepções sobre a EJA, seus docentes e público-alvo, evidenciando os objetivos e as especificidades dessa modalidade de ensino, suas demandas sociais e de Formação de Professores para nela atuar. Finalmente, identificar e analisar dois projetos de EJA em nível local a fim de verificar sua articulação com as proposições da V Conferência e com a legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, referenciada em Campos, Di Pierro, Freire, Fávero, Giovanetti, Ireland, Paiva, Soares, entre outros. E documental, representada pela análise das declarações das Confinteas e a legislação pertinente. Por meio das palavras-chave, buscamos, via online, diversas publicações em bibliotecas locais e nacionais e após uma seleção, os documentos foram analisados. Para tanto, utilizamos os procedimentos da análise de conteúdo, buscando identificar informações factuais e explícitas, numa tentativa de responder aos questionamentos desse trabalho. Constatamos que as políticas públicas direcionadas à EJA carecem de um efetivo financiamento e que a Formação de Professores que atendam as especificidades dos discentes é incipiente. Analisando os projetos locais, constatamos que um deles ainda se encontra engessado, assemelhando-se ao ensino regular, o que, muitas vezes, reproduz o cenário de exclusão e marginalidade no qual vive uma parcela significativa dos educandos da EJA. O outro, encontra-se implementado no regime semipresencial, com pressupostos de flexibilização que, a nosso ver, atende melhor às especificidades dos educandos, propiciando-lhes uma educação continuada de qualidade.pt_BR
dc.subjectCONFINTEAs e políticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da V Conferência Internacional de Educação de Adultos aos projetos locaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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