Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2158
Título: | O POTENCIAL EDUCATIVO DAS TICs NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão sistemática |
Autor(es): | Rosa, Rosemar |
Palavras-chave: | Educação Inovações tecnológicas Formação de Professores Tecnologias da Informação e Comunicação Processo educativo |
Data do documento: | 2009 |
Resumo: | A inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino superior e o avanço da produção científica sobre o tema têm levado educadores e pesquisadores a questionarem a suas reais contribuições para a educação. Neste sentido, esta pesquisa, de natureza teórica e abordagem qualitativa, busca responder à seguinte questão: como os pesquisadores concebem as TICs e analisam seu potencial educativo, diante das demandas educacionais impostas pelas inovações tecnológicas? Baseia-se na hipótese: O uso das TICs, pelos professores e alunos em suas diferentes linguagens, potencializa a aprendizagem, interfere na qualidade das práticas pedagógicas e influencia no processo educativo. O objetivo geral é identificar, através da revisão sistemática, as concepções dos pesquisadores sobre as TICs no ensino superior e suas abordagens educativas. São objetivos específicos: verificar as concepções dos docentes acerca da utilização de tecnologias; indagar sobre a presença ou ausência de tecnologias nos processos pedagógicos de formação docente; investigar práticas pedagógicas à luz do uso de diferentes tecnologias e meios de comunicação no contexto escolar. O referencial teórico apóia-se principalmente nas contribuições de Lévy (1996, 1999, 2000); Castells (2000); Moran (1995, 2006); Briggs e Burke (2004); Bauman (1999); Valente (1999, 2002); Preti (2000); Barretos (2003, 2004); Massetto (2006); Belloni (2001); Clarke e Oxman (2001); Castro (2001) e Ciliska, Cullum e Marks (2001). A metodologia incluiu busca no Portal Eletrônico Domínio Público – Biblioteca Digital – da Capes, tendo como objeto de estudo as Dissertações dos pesquisadores da Região Sul e Sudeste, que, em seus estudos, abordaram as TICs no ensino superior. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de fichamento. A análise das informações baseou-se em três categorias: uso pedagógico das TICs; formação de professores para o uso das TICs, trabalho docente e TICs. As concepções dos pesquisadores nesta pesquisa enfatizam a necessidade de investimento na formação de professores para o uso das TICs, criando espaços para reflexão crítica sobre o potencial e as especificidades da inserção das diversas tecnologias no processo educativo. Dentre os resultados destacam-se como pontos comuns entre os pesquisadores: estudo interdisciplinar; educação com qualidade; formação continuada; cursos de formação de professores; papel do professor; papel educativo na aprendizagem; interatividade na construção do conhecimento e redes de computadores tidos como fatores que podem contribuir para a utilização do potencial educativo das TICs no contexto educacional. Conclui-se que novos estudos são necessários tendo em vista a valorização da percepção do professor sobre a utilização das TICs, de forma que ele compreenda o potencial educativo das TICs e invista nele de forma pedagógica, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. |
URI: | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2158 |
Aparece nas coleções: | TURMA 5 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSEMAR ROSA.pdf | 890,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.