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dc.contributor.authorMartins, Adriana Paula-
dc.date.accessioned2023-01-19T11:42:35Z-
dc.date.available2023-01-19T11:42:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2181-
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na linha de pesquisa “Cultura e processos educativos” e é um subprojeto do Observatório da Educação “Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular”. Tal trabalho tem como tema os obstáculos ao conhecimento no ensino técnico integrado ao ensino médio da educação básica. Nessa perspectiva, o objetivo geral é identificar as unidades de significado que podem configurar-se em obstáculos ao conhecimento expressos nos planos de ensino dos cursos técnicos integrados do IFTM. Descrever a noção de obstáculo epistemológico em Bachelard; descrever o conceito de curso técnico integrado ao ensino médio, analisar os planos de ensino e contextualizar a instituição pesquisada são os objetivos específicos propostos. A questão que norteia os estudos é: quais são os aspectos dos planos de ensino dos professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM que podem configurar-se em obstáculos ao conhecimento? As discussões sobre a problemática identificada são fundamentadas, sobretudo na teoria epistemológica de Gaston Bachelard (1996, 1978a, 1978b). Essas obras desenvolvem a construção do conceito científico e analisam a natureza dos obstáculos epistemológicos. Com relação à abordagem, utiliza-se a qualitativa, como a entendem Menga Lüdke e Marli André (1986) e Carlos Brandão (2003). A metodologia abrange uma pesquisa documental e bibliográfica e tem a fenomenologia como matriz epistemológica.Nos procedimentos de análise recorre-se ao estudo das unidades de significado e das categoriassegundo Bicudo (2000). Identifica-se que as categorias conhecimento utilitário e a transmissão de conhecimentos podem constituir-se em obstáculos ao saber, segundo interpretação à luz do conceito bachelardiano de obstáculo epistemológico. Como conhecimento utilitário entende-se aquele voltado para atender os anseios da sociedade e do mercado de trabalho. Quando construído para atender uma utilidade, ele se finda ao alcançar tal propósito, bloqueando a construção de novos saberes. Na transmissão do conhecimento identificou-se que o aluno recebe de forma passiva um conteúdo pronto transmitido pelo professor. A partir dos estudos teóricos, entende-se que, na construção de saberes, o erro faz avançar no processo formativo e que se deve identificar as possíveis generalizações, as ideias baseadas no senso comum ou na experiência primeira, no utilitarismo, na transmissão de conhecimento pronto e acabado, entre outros obstáculos que podem bloquear a pedagogia científica, conforme refletido por Bachelard. É a partir dessa identificação que o saber progride, pois tem condições de superar cada obstáculo ao conhecimento e passar de um saber a outro.pt_BR
dc.subjectObstáculo epistemológicopt_BR
dc.subjectCursos técnicos integradospt_BR
dc.subjectEpistemologia bachelardianapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleOBSTÁCULOS AO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DE PLANOS DE ENSINO DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BACHELARDIANApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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