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Título: ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autor(es): Mendonça, Ana Abadia dos Santos
Palavras-chave: Escolarização
Deficiência Intelectual
Ensino Fundamental
Data do documento: 2014
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa teórica e de campo realizada em quatro escolas regulares da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, com alunos deficientes intelectuais associados a uma síndrome ou não, inseridos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais; sendo uma escola de cada modalidade: estadual, municipal, federal e particular. As escolas foram pesquisadas sob diversos olhares e ações provenientes de seus profissionais que trabalham com as crianças deficientes intelectuais: duas meninas e dois meninos, com idades entre 6 e 15 anos. Os objetivos que levaram à realização desta pesquisa foram: conceituar e identificar a deficiência intelectual, compreender como o debate sobre a educação inclusiva vai se ampliando ao longo do tempo, discutir o processo de escolarização dos alunos com essa deficiência, sistematizar as informações levantadas sobre a escolarização da criança com deficiência intelectual, descrever o processo de escolarização dos discentes em estudo, discutir os métodos e técnicas educacionais usados na escolarização, conhecer e descrever a trajetória escolar da criança com deficiência intelectual e identificar a expectativa dos genitores em relação à escolarização, discutindo barreiras atitudinais que possam dificultar ou impedir a escolarização. Para realização da pesquisa teórica foram utilizados autores que trabalham a questão dos alunos com deficiência e em especial aqueles que investigam, sob a ótica da ciência, as crianças com deficiência intelectual e também suas famílias: MANTOAN (2001, 2008), JANNUZZI (1992, 2004), MENDES (2006, 2007) e GLAT (2004, 2005). Na pesquisa de campo foram usados questionários semiestruturados para a equipe pedagógico-administrativa e os professores envolvidos no processo de escolarização dos alunos da pesquisa. Para os pais e crianças foram usadas entrevistas semiestruturadas. Com relação à escolarização, foi investigado como acontecem as conquistas de cada dia dos alunos deficientes intelectuais, o processo ensino-aprendizagem em suas diversas etapas, a relação dos alunos com os professores, com os conteúdos ministrados, a interação entre eles e a escola, a aceitação ou não dos colegas, o preconceito por parte de colegas e professores e a atuação da equipe pedagógica da unidade escolar no acompanhamento da escolarização. Também foram identificadas a disposição dos professores para o atendimento individualizado e ao mesmo tempo inclusivo e as barreiras atitudinais, arquitetônicas e físicas que impedem ou dificultam a escolarização do aluno. Como resultados, destacamos a importância da presença da professora regente na condução do processo de escolarização dos alunos deficientes mentais no ensino regular. Como aliado importante em uma escola, ressaltamos a necessidade da presença de um professor de apoio que coopere integralmente com todos os professores que ministram aula nesta sala, fazendo a diferença neste processo, o AEE como coadjuvante importante para o sucesso da escolarização, a família como o alicerce de que as crianças necessitam para que se desenvolvam na escola, além de fatores motivadores para a permanência desses alunos na escola regular.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2182
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