Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2187
Título: O CURRÍCULO DAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA ESCOLA MUNICIPAL INÁCIO ALVES MOREIRA, NO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO MINAS GERAIS-2011/2012
Autor(es): Souza, Marisa Gonçalves de
Palavras-chave: Fundamentos da Educação
Currículo
Educação Básica
Séries Iniciais
Data do documento: 2014
Resumo: A presente pesquisa, apresentada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba-MG, integrada à linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, e ao Projeto Abordagens sobre Fundamentos Filosóficos da Educação: Cultura e Processos Educativos, tem como objeto de estudo o currículo proposto pela Escola Municipal Inácio Alves Moreira no Município de Buritizeiro. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram utilizadas a pesquisa teórica e documental, observação e análise de conteúdo, com o objetivo geral de descrever as discrepâncias entre os conteúdos curriculares propostos e as necessidades dos alunos das séries iniciais da Educação Básica. Foram utilizados com referenciais teóricos alguns autores que trataram do conceito de currículo no contexto educacional e o currículo oculto, o contexto da escola e sua organização, tais como: Sacristán, (1998-2000), Pacheco (1996-2001), Freire (2008, 2010), Apple (2006), Silva (2000, 2003, 2010) e Jackson (1968-1990). Esta pesquisa teórica teve uma abordagem qualitativa, com um estudo bibliográfico, a partir de leitura, observações e análise de conteúdo com base em uma ficha de observação. Os fatores destacados no estudo da Escola Municipal Inácio Alves Moreira, como currículo, relação professor e aluno, prática pedagógica e avaliação, demonstram contribuir de forma sistemática para o insucesso dos alunos e para a qualidade do ensino ministrado nesta instituição. A referida pesquisa traz uma importante contribuição para o município de Buritizeiro. Ela poderá servir como instrumento direcionador de pontos perturbadores no processo ensino aprendizagem e na construção de novos projetos educacionais que venham a ser implantados na rede municipal de educação. A presente pesquisa não teve o objetivo de finalizar as discussões propostas, nem de reproduzir ou sedimentar ideologias tradicionalistas. A ideia é a de possibilitar a fomentação de novas pesquisas que deem ênfase aos temas abordados.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2187
Aparece nas coleções:TURMA 9

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISA GONÇALVES DE SOUZA.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.