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Título: APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA INFLUÊNCIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Autor(es): Salerno, Daniela Prado
Palavras-chave: Representações Sociais
Aprendizagem da Matemática
Práticas Pedagógicas
Data do documento: 2014
Resumo: O estudo parte da premissa de que a aprendizagem do conteúdo da Matemática na Educação Básica constitui pré-requisito para a formação acadêmica do aluno do curso de Administração. A forma como ocorre essa aprendizagem influenciará significativamente a formação do aluno na graduação. Em relação a isso, algumas questões, reconhecidas como um problema de pesquisa, nortearam este estudo: os alunos chegam à graduação preparados do ponto de vista educacional, com o conhecimento necessário para um bom desempenho no curso? De que forma as Representações Sociais, sobre a aprendizagem da Matemática, têm influenciado a formação do graduando em Administração? Desenvolvida na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente, este estudo toma como objetivo geral identificar e analisar as Representações Sociais que os alunos iniciantes do curso de Administração, da Universidade de Uberaba, construíram sobre a aprendizagem da Matemática durante a formação básica e os possíveis impactos na formação acadêmica. Como objetivos específicos, buscou-se: traçar o perfil dos sujeitos participantes; conhecer as experiências construídas por eles durante a formação básica, sobre a aprendizagem da Matemática, nos aspectos pedagógicos; identificar o Núcleo Central das Representações Sociais construídas acerca da aprendizagem da Matemática no ensino básico; levantar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos acerca do processo de aprendizagem da Matemática na Educação Básica e os possíveis impactos desta no desempenho do curso de Administração; observar a relação das experiências construídas sobre a aprendizagem da Matemática com o desempenho discente, com vistas a contribuir para a melhoria da formação acadêmica dos alunos do curso de Administração. Embora a pesquisa utilize dados quantitativos, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo. Buscou se evidenciar a estruturação e organização das Representações Sociais de 95 alunos de 1º e 2º períodos do Curso de Administração da Universidade de Uberaba. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras, tratados pelo software EVOC. Os dados foram coletados e analisados a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, cunhada por Moscovici (2010), com o auxílio da subteoria do Núcleo Central. Incluiu-se também o cálculo de medidas estatísticas nas situações que foram possíveis. E, para orientar o processo de categorização das respostas das questões abertas, utilizaram-se os fundamentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Outros autores também colaboraram para fundamentar o desenvolvimento da pesquisa, dentre eles: Santos, Capelari, Sperandio (1998); Rossi, Melgaço (2008); Silveira (2012), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Os resultados mostram que as Representações dos alunos têm sido ancoradas em sentimentos que denotam ser a aprendizagem da Matemática na Educação Básica a base para o desenvolvimento do curso de Administração, além de ser essencial para a construção da cidadania. Caracterizam essa aprendizagem como boa ou difícil a partir das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores - se julgaram as aulas satisfatórias, a representação da aprendizagem foi boa; se não, foi considerada difícil.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2203
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