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dc.contributor.authorSidney, Silvia Regina-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:29:22Z-
dc.date.available2023-01-23T13:29:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2209-
dc.description.abstractEste estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Toma como objeto de estudo as práticas pedagógicas na perspectiva dos gestores da Educação Básica. O interesse em pesquisar esse tema parte do princípio de que o papel do gestor na escola representa uma importante atividade no campo da educação. Nesse sentido, configura-se como problema: de que forma os gestores pensam, caracterizam e possibilitam as condições para a realização das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam? Deste problema emergem outras questões que também serão discutidas nesse estudo: as representações sociais dos gestores reconhecem a importância das práticas pedagógicas realizadas pelos professores? De que modo essas práticas ocorrem? As condições em que elas são realizadas têm contribuído ou não para o trabalho junto aos professores? Assim, esta pesquisa apresenta, como objetivo geral, identificar e compreender as representações sociais dos gestores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba/MG, sobre as práticas pedagógicas realizadas pelos seus professores. E, como objetivos específicos: traçar o perfil dos participantes; identificar o Núcleo Central e periférico das representações sociais dos gestores da Educação Básica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em suas escolas; investigar, na perspectiva dos gestores, se as formas como eles pensam, caracterizam e possibilitam as condições para a realização das práticas pedagógicas em suas escolas, tem contribuído ou não para o trabalho junto aos professores, no relacionado às referidas práticas. Este estudo, de natureza quantiqualitativa, descritiva, apoia-se na teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000), como referencial teórico-metodológico. Participaram deste estudo 41 gestores de 20 escolas municipais e estaduais da Educação Básica de Uberaba/MG. Para a coleta dos dados, utilizou se um questionário com questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC. Além do apoio da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e seus seguidores, para a coleta e análise dos dados, buscou-se também respaldo teórico, para subsidiar as análises das temáticas “gestão” e “práticas pedagógicas”, em autores que tratam desses temas, como Dourado (2006), Aguiar (2008), Paro (2006), Pimenta (1999), Líbaneo (2001), Zabala (2010), dentre outros. Como resultados, pode-se destacar que as representações sociais, construídas pelos participantes, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos seus professores, familiarizam-se com elementos que dizem respeito a uma prática entendida como ação que transforma e modifica o contexto escolar, mas que, necessariamente, precisa ser inovadora.pt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleGESTÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GESTORES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA-MG.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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