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dc.contributor.authorSoares, Simária de Jesus-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:34:45Z-
dc.date.available2023-01-23T13:34:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2210-
dc.description.abstractA presente dissertação „Educação a Distância: interfaces entre o material didático e a formação docente‟ se insere na linha de pesquisa „Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem‟. O texto dialoga sobre o processo de formação docente num curso de educação a distância, numa perspectiva crítica de como o material didático, que simboliza a identidade e a função de um professor ao lado do estudante a distância, pode apontar sobre formação docente e a construção do profissional docente. A dissertação busca compreender e analisar a relação entre o material didático e formação docente ao longo do Curso Superior de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Estadual de Montes Claros e tem como objetivo geral, analisar a relação do material didático com o processo de formação docente para a educação a distância do Curso de Licenciatura em Pedagogia, e como objetivos específicos, discutir o processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância, analisar a formação docente e o material didático à luz de parâmetros pré-estabelecidos e apresentar propostas que visem a melhoria do material didático, com vistas à construção de propostas efetivas de formação docente. A metodologia deste trabalho aborda sobre a pesquisa qualitativa como uma metodologia de pesquisa complementar à pesquisa quantitativa. Tem caráter exploratório, apresentado pelos métodos utilizados neste tipo de pesquisa, como observação direta, análise de textos ou documentos e de discursos. Trata da análise documental e de conteúdo como atribuidores de uma seleção de documentos de onde serão extraídos os dados, da eleição de um rol de categorias de análise, pela contribuição de autores como Casarin e Casarin (2012), Lüdke; André (2014), Minayo (2014), Pope; Mays (2005), Bardin (1977), Pimentel (2001), para evidenciação do discurso e do tratamento das informações por meio de indicadores que demonstrem a inferência do pesquisador e da triangulação das informações do discurso com a opinião de outros autores. Os referenciais de qualidade da Educação a Distância são discutidos no constructo do material do curso e apontam a adequação deste material à modalidade. O percurso metodológico revela também categorias norteadoras para a formação docente, baseadas nos dados fornecidos pelo material didático impresso e atenta-se para a formação docente, sob o olhar dos aspectos relacionados à cultura e à metodologia de ensino, sob análise de conteúdo para a formação docente no apontamento e interlocução com autores como Brasil (2007); Novoa (1991), Libaneo (2015), Schön (1992), Libâneo e Pimenta (1999), dentre outros. Como resultados, observa-se que as categorias norteadoras indicam concepções da formação docente, da percepção humana e da cidadania consideradas e dialogadas com outros referenciais teóricos, dos aspectos do trabalho docente, do contexto social da educação, assim como das peculiaridades à formação docente e que culminam do processo de ensino-aprendizagem. Revela também a importância do estágio supervisionado, pela triangulação dos conceitos teóricos e práticos, o apontamento das potencialidades e fragilidades do material analisado, e o apontamento de propostas para superação dessas dificuldades.pt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES ENTRE O MATERIAL DIDÁTICO E A FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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