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Título: TRABALHO DOCENTE E SUBJETIVIDADE DE PROFESSORES DO UNIARAXÁ: CONTEÚDOS E RECONFIGURAÇÕES NO CAPITALISMO GLOBAL
Autor(es): Oliveira, Maria Bethânia Pereira de
Palavras-chave: Trabalho Docente
Ensino Superior
Subjetividade
Data do documento: 2017
Resumo: As instituições de ensino superior sempre tiveram uma função fundamental no desenvolvimento econômico da sociedade, tanto legitimando suas práticas capitalistas, quanto formando cidadãos-trabalhadores que assegurassem o bom funcionamento do sistema. Nessa direção, esta investigação vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem toma como objeto o trabalho docente, as condições que o constituem no ensino superior privado e suas inter-relações com subjetividade de professores. O problema de pesquisa é saber como se estabelecem as relações entre trabalho docente e subjetividade dos professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá – Uniaraxá, diante da nova morfologia do trabalho, - em sua fase do capitalismo flexível e global, expressa na flexibilização da produção e reestruturação das ocupações. O objetivo geral é discutir as formas e condições do trabalho docente, correlacionando-as com reconfigurações da subjetividade de professores universitários. De modo específico, busca-se identificar a nova morfologia do trabalho docente no ensino superior; explicar sob quais efeitos o processo de mercantilização da educação se expressa no trabalho docente no ensino superior privado; e analisar as manifestações da reestruturação produtiva na subjetividade e no trabalho de professores do Uniaraxá. Com enfoque qualitativo e de natureza bibliográfica e empírica, a pesquisa tem como referenciais teóricos os estudos de Antunes (1995,2000, 2004, 2009) e Alves (2006, 2007, 2011), Mancebo (2007); Maués (2003,2010), Castells (2007) sobre o trabalho na sociedade capitalista, com base na perspectiva do materialismo histórico de Marx (1964, 1983,1984), a partir do qual se orientam as análises e demais considerações. Em consonância com objeto de estudo e concepções epistemológicas assumidas, a proposta metodológica fundamenta-se na Epistemologia Qualitativa de Gonzàlez Rey (2003, 2005) e Minayo (2003, 2010). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujo tratamento se deu com base na análise de conteúdo temática e a partir de categorização prévia do material, conforme o suporte teórico e técnico de Bardin (1979) e Franco (2012). Dentre os resultados, tem-se que o trabalho é essencial à constituição da subjetividade dos professores entrevistados e que trabalho docente no Uniaraxá não escapa a esse amplo processo de mudanças e ensejos advindos da reestruturação produtiva do capital. Espera-se s que o tema subjetividade e trabalho docente continue sendo amplamente estudado, na busca de caminhos que tragam novas e possíveis contribuições.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2221
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