Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, Sérgio Querino-
dc.date.accessioned2023-01-24T12:45:46Z-
dc.date.available2023-01-24T12:45:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2228-
dc.description.abstractA contabilidade, ciência do controle administrativo, é o resultado de uma longa evolução desde o seu surgimento na pré-história até os dias atuais. No Brasil, a contabilidade foi instituída no começo do século XIX, com a vinda da Família Real Portuguesa, com a abertura da atividade comercial e dos portos, surgindo, assim, a necessidade de controlar os gastos públicos e também a renda das províncias. O ensino superior de Ciências Contábeis iniciou-se com o decreto de 15 de julho de 1809, assinado pelo Príncipe Regente Dom João VI, ao constatar a necessidade de ensino dessa ciência no país, cuja formação é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Ciências Contábeis (DCN) no Brasil, expressas na Resolução Conselho Nacional de Educação CNE/CES nº10, de 16 de dezembro de 2004. A contabilidade consiste em um sistema de informação que controla o patrimônio de uma organização, fornecendo suporte no intuito de que os gestores possam tomar as decisões norteadas em relatórios contábeis. De que forma o estudo da fundamentação teórica da contabilidade contribui para a educação profissional de gestores em cursos de administração é a principal questão deste projeto, o que faz surgir o problema central da pesquisa, investigar os pensamentos que levaram à construção da contabilidade como área do saber. Este trabalho faz o uso, durante seu percurso, basicamente, de dois tipos de pesquisa: método bibliográfico e documental e está vinculado à Linha de Pesquisa em Processos Educacionais e seus Fundamentos, relevante para o Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, uma vez que conhecer e discutir a concepção da contabilidade torna-se fundamental para ampliar e aprofundar as investigações sobre os fundamentos da educação. Com o objetivo de compreender como as ideias acerca da contabilidade têm contribuído para a educação profissional do gestor, foram selecionadas quatro instituições de ensino superior voltadas para a contabilidade, a fim de realizar uma análise curricular das matrizes disciplinares dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, e conhecer o percentual de participação das disciplinas de contabilidade na composição da carga horária dos cursos ofertados. As instituições escolhidas foram Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Federal de Goiás (UFG).pt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectFundamentos da Educaçãopt_BR
dc.subjectGestão em Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão em Contabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleFUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA CONTABILIDADE: Contextualização histórica e importância para a educação profissional do gestorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TURMA 13

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÉRGIO QUERINO ANTUNES.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.