Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Júnior, Júlio Alves Caixêta | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T17:13:37Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T17:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2238 | - |
dc.description.abstract | Desenvolvida na linha de Processos Educacionais e seus Fundamentos, a presente dissertação integra o projeto “A produção social da identidade e da diferença no livro didático: uma contribuição aos estudos da Educação na diversidade para a cidadania” (FAPEMIG), e teve como objetivo analisar a interseccionalidade gênero e diversidade sexual nos livros didáticos de História e de Ciências do 9º ano do ensino fundamental, para verificar se e como esta pode relacionar-se com a proposta de uma educação na diversidade para a cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental, desenvolvida em abordagem qualitativa, conforme o entendimento de Chizzotti (2006), com o apoio da análise de conteúdo na modalidade categorial-temática (BARDIN, 1979; CAMPOS, 2004). A pesquisa bibliográfica se deu a partir de um levantamento do estado do conhecimento nos portais SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com base nos descritores “gênero” e “diversidade sexual”, em cruzamento com “livro didático”, “livro didático de História” e “livro didático de Ciências”. A pesquisa documental, envolveu o estudo de legislação educacional pertinente à temática, bem como a análise de livros didáticos provenientes de duas coleções destinadas às disciplinas de História e de Ciências. Discutidos à luz do referencial teórico, constituído por autores identificados com os Estudos de gênero e sexualidade, especialmente Simone de Beauvoir, Judith Butler e Guacira Lopes Louro, os resultados obtidos reforçaram o entendimento de que as diferenças favorecem a formação da normalização das condutas heteronormativas, que, por sua vez, constituem o ponto de partida para a construção de estereótipos e preconceitos diversos. Constatou-se que a interseccionalidade gênero/diversidade sexual não é trabalhada nos livros didáticos de História e de Ciências, o que evidencia a bipolarização entre gênero masculino e feminino e condiciona a sexualidade ao fator biológico e anatômico do corpo, distanciando das relações de gênero. A conclusão é que, da forma como o material se apresenta, resta ao professor o trabalho solitário de identificar tais omissões e desenvolver estratégias que favoreçam sua devida superação, o que dificilmente é realizado sem que tenha havido um processo formativo adequado. | pt_BR |
dc.subject | Educação e diversidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero e diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE PARA A CIDADANIA: A INTERSECCIONALIDADE GÊNERO/DIVERSIDADE SEXUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 15 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÚLIO ALVES CAIXÊTA JÚNIOR.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.