Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2252
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO EM IES DE UBERABA – MG: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS
Autor(es): Cunha, Diego Assunção
Palavras-chave: Representações Sociais
Práticas Pedagógicas
Ensino Superior
Curso de Direito
Data do documento: 2021
Resumo: O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube e no projeto de pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente: concepções, práticas, e articulações. Este estudo parte do princípio de que as práticas pedagógicas, relacionadas ao modo como o professor planeja o seu conteúdo, escolhe os procedimentos didáticos, avalia e relaciona-se com os alunos, podem ser compreendidas a partir da identificação de representações sociais de alunos sobre elas. As pesquisas e discussões sobre o ensino jurídico, um dos cursos superiores mais antigos no Brasil, têm mostrado que tais práticas normalmente são voltadas para a formação de um aluno reprodutor de conteúdos ministrados, muitas delas, com ênfase na memorização de leis e súmulas. No entanto, há autores (FREITAS FILHO, 2013; PESTANA, 2007; ALMEIDA; SOUZA e CAMARGO, 2013) que fazem uma crítica a esse sistema dogmático do ensino jurídico, sugerindo propostas de novas práticas pedagógicas, fundadas na interpretação e análise crítica da lei, não apenas na reprodução do seu conteúdo. Questiona-se também o sistema de ensino jurídico, que prestigia a classificação dos alunos, com base em sua capacidade de memorização, o que culmina por gerar um individualismo exacerbado neste campo. Neste contexto, esta pesquisa, de natureza quali quantitativa, explicativa, toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a abordagem estrutural de Jean Claude Abric, conhecida como teoria do Núcleo Central, tendo como objetivo compreender as representações sociais de alunos do curso de Direito de uma instituição de ensino superior de Uberaba-MG, a respeito das práticas pedagógicas de seus professores. O trabalho foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Subsidiaram teoricamente a discussão sobre a docência universitária, a formação e as práticas pedagógicas, Melo (2012, 2018), Pimenta e Anastasiou (2010), Franco (2012, 2013), Libâneo (2012, 2013), Tardif (2002), dentre outros. Participaram do estudo 45 alunos do 9º e 10º períodos desse curso, em 2020. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e a TALP - Técnica de Associação Livre de Palavras, que, posteriormente, foi processada pelo software EVOC, para identificação do núcleo central e do sistema periférico das representações sociais. As representações sociais sobre a relação professor-aluno ancoram-se e objetivam-se em elementos positivos, como respeito, amizade e interação, enquanto as representações sobre os procedimentos didáticos e a avaliação da aprendizagem ancoram-se e objetivam-se no ensino tradicional, com aulas expositivas, pouco dinâmicas e cansativas, e avaliações por meio de provas, caracterizadas como arcaicas e ineficazes.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/2252
Aparece nas coleções:TURMA 16

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO ASSUNÇÃO CUNHA.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.